jornal Brasil Econômico 03/03/2011 – Thais Folego
Os brasileiros são 40% dos turistas que visitam a Argentina. Em média, gastam US$ 157 por dia e, junto com os chilenos, são os que mais consomem no país. Os dados são de uma pesquisa do Ministério do Turismo da Argentina. Ficamos em média 5,8 dias no país vizinho, o que aumenta a urgência de ter dinheiro disponível de forma rápida e prática, sem depender de casas de câmbio.
Atenta a isso, a Sacs (South American Cards Services), administradora de cartões pré-pagos do grupo Confidence, resolveu lançar o Visa Travel Money (VTM) em peso argentino, que está disponível já para o Carnaval. “O fluxo de brasileiros cresceu 250% na Argentina. O turista quer agilidade e rapidez quando chega e na hora de comprar”, constata Luis Lobo, diretor geral da Sacs. O cresci mento econômico brasileiro e a valorização do real frente a desvalorização da moeda argentina estão entre os motivos que explicam o crescimento do fluxo de brasileiros no país. Segundo Lobo, a meta é emitir, já no primeiro ano, 20 mil cartões, com um volume de R$ 45 milhões convertidos em peso.
A administradora já emite o cartão em dólar, euro, libra e rand (moeda sul-africana). “A ideia é uma oferta maior de moedas disponíveis no cartão para vários destinos, limitado a liquidez da moeda do país”, diz Lobo. Hoje, o turista brasileiro que viaja para a Argentina normalmente compra dólar no Brasil para, depois, converter para peso no destino. “Com isso, ele perde tempo e dinheiro nas conversões”, diz Lobo.
Umas das razões para a compra de dólar é a dificuldade de se encontrar peso argentino nas casas de câmbio brasileiras. Segundo Lobo, é alto o custo para se importar e distribuir a moeda em carros fortes nas 120 lojas que a Confidence tem no país. “No cartão, o custo é mais baixo para a corretora, o que é repassado para o cliente numa taxa de câmbio mais competitiva.”
No cartão pré-pago de viagem, o valor é carregado direto em peso (ou nas outras moedas disponíveis) no Brasil e pode ser gasto no próprio cartão no destino, como se fosse um débito. Também há a opção de saque do dinheiro em caixas eletrônicos. O cartão pode ser adquirido nas lojas da Confidence e pela internet, assim como as recargas podem ser feitas remotamente. Dependendo do destino do viajante, o cartão é emitido com chip, o que aumenta a segurança nas transações.
Ampliando a atuação
A Sacs foi criada no final de 2009 pela Confidence para, primeiramente, administrar os cartões de viajem do grupo, que antes eram geridos por outra empresa. Com isso, ela se tornou a primeira instituição não-financeira a receber licença da Visa para emitir cartão com a bandeira. Só depois, o grupo abriu o primeiro banco de câmbio brasileiro.
Os principais concorrentes do grupo na emissão do Visa Travel Money são os grandes bancos de varejo, a corretora Cotação e o Banco Rendimento. Algumas pequenas corretoras de câmbio também distribuem o produto.
A atuação da Sacs não será limitada a emissão de cartões pré-pagos. “Vamos atuar em todos os segmentos de pré-pagos”, diz Lobo, citando pré-pago carregável em reais, cartão-presente, estudante e vale refeição. “Vamos reforçar nossa liderança em pré-pago internacional para depois atuar em pré-pago nacional.”
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