10 de mai. de 2011

MARCAS BRASILEIRAS SOBEM NO RANKING

jornal Diário do Comércio 10/05/2011 – Agências

A Petrobras e os bancos Itaú e Bradesco representam o Brasil no ranking mundial das 100 marcas mais valiosas, divulgado ontem pela agência de pesquisa de marketing MillwardBrown, com dados do site especializado BrandZ.

Com um valor de marca estimado em US$ 9,6 bilhões, o Itaú, na 90º posição, apareceu pela primeira vez na lista. O Bradesco teve uma valorização de 15% em sua marca – para US$ 8,6 bilhões – e manteve a colocação do ranking anterior, na 98º posição.

A Petrobras teve uma das maiores altas de todo o ranking. Com o crescimento de 39% no valor de sua marca (para US$ 13,421 bilhões), a empresa chegou ao posto de número 61, a melhor colocação brasileira e da América Latina. No ranking anterior, a Petrobras era a 73ª.

De 2009 para 2010, o valor das 100 marcas mais valiosas do mundo cresceu 17%. A soma dos valores individuais chegou a US$ 2,4 trilhões. A agência compara a alta com um crescimento médio de 13% em mercados de capitais.

Entre as cinco marcas mais valiosas na lista de 2010, quatro são de tecnologia (Apple, Google, Microsoft e IBM). A exceção é a rede McDonald's, na quarta posição, com valor de marca estimado em US$ 81,016 bilhões.

América Latina – Além da Petrobras, que lidera o ranking das marcas mais valiosas da América Latina, em segundo lugar está a companhia de telefonia móvel do México Telcel, com marca avaliada em US$ 11,558 bilhões. Os responsáveis pelo ranking dizem que a Petrobras é um fenômeno no item "contribuição de marca".

No ranking das mais valiosas da América Latina estão ainda outras cinco brasileiras: Itaú (3ª), Bradesco (4ª), Natura (6ª), Skol (7ª) e Brahma (8ª). As três últimas entraram no ranking em 2011 pela primeira vez exibindo a nota máxima 5 no quesito "contribuição da marca", o que significa que seus nomes significam ligação sólida com os consumidores.

O nome Natura vale US$ 4,612 bilhões, pelo ranking da BrandZ, o da Skol, US$ 4,579 bilhões e o da Brahma, US$ 1,996 bilhão.

A China Mobile lidera o ranking das marcas mais valiosas do continente asiático, com a avaliação de US$ 57,326 bilhões.

Nenhum comentário: