14 de fev. de 2011

BRASILCAP DIVERSIFICA CANAL DE VENDA

jornal Valor Econômico 11/02/2011 - Janes Rocha

A Brasilcap, empresa de títulos de capitalização controlada pelo Banco do Brasil (BB) e o grupo Icatu, começa a buscar a diversificação de seus canais de distribuição hoje centrados na estrutura do banco. Menos de um mês após a saída da concorrente Sulacap da sociedade que controla a Brasilcap, a empresa anunciou o início da venda de títulos de capitalização para programas de incentivo de empresas, nicho que a Sulacap e outras empresas de capitalização já exploravam.

A saída da Sulacap, com a venda e redistribuição dos 16,67% das ações que detinha no capital da Brasilcap, na última semana de janeiro, era parte de um acordo anunciado um ano antes, de fusão das operações de capitalização do BB com as do grupo Icatu. O capital da Brasilcap passou a ser dividido entre BB, Icatu e Aliança da Bahia. A Sulacap é uma empresa de títulos de capitalização pertencente à família Larragoiti, controladora do grupo SulAmérica Seguros.

As mais de dez modalidades de títulos de capitalização da Brasilcap (família Ourocap) são distribuídas por meio da venda direta nas agências do BB (75%) e pela central de atendimento telefônico do banco (25%). A partir de agosto a empresa passou a vender uma modalidade de títulos voltada a garantia de aluguel, o Cap Fiador, que vem sendo distribuído através de imobiliárias e corretores de imóveis nas principais capitais.

Segundo o presidente Marcio Lobão, a ideia com o Cap Fiador e os programas de incentivo é acessar não clientes do Banco do Brasil. "Podemos ter parcerias que saiam do canal da rede de agências e trabalhar com clientes que hoje não são do banco", afirmou Lobão.

Maior empresa de capitalização do país, a Brasilcap encerrou o ano de 2010 com um faturamento de R$ 2,7 bilhões da venda de títulos, com um crescimento de 21% em relação a 2009. As reservas técnicas (recursos acumulados pelos pagantes dos títulos ao longo do tempo até o vencimento), totalizaram R$ 4,2 bilhões, 15% mais que em 2009.

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