3 de jan. de 2011

TAILÂNDIA: MAIS CONSUMIDORES OPTAM POR CARTÕES DE DÉBITO

redação Serfinco 03/01/2011

Embora o dinheiro ainda seja o meio mais usado para pagamento da maioria dos bens e serviços na Tailândia, um terço dos consumidores locais já prefere utilizar um cartão de débito para quitar suas despesas do dia a dia. A informação vem de uma nova pesquisa feita pela Visa.

Os principais motivos para optar pelo cartão de débito em detrimento do dinheiro foram a possibilidade de usar o meio para compras em estabelecimentos comerciais (35%), melhor gestão financeira (32%), a capacidade de fazer compras on-line (30%) e para ganhar recompensas (26%).

A pesquisa constatou que os cartões de débito têm emergido como a forma preferida de pagamento de bens e serviços recorrentes, incluindo compras em geral (30%), despesas em farmácias e drogarias (30%) e em entretenimento (29%), especialmente em cinemas.

Entre os entrevistados que possuem cartão de débito, 76% dizem que o pagamento com esse cartão é mais conveniente e 69% concordam que é mais seguro do que o dinheiro. Para os respondentes não possuidores de cartões de débito, 70% concordam que a modalidade traz mais conveniência e 63% reconhecem a maior segurança sobre o dinheiro.

Embora muitos consumidores tailandeses possuam cartão de débito, a maioria ainda não percebe que ele pode ser usado em compras e não apenas como um cartão de saque em terminais bancários. A pesquisa da Visa, no entanto, mostra que, paulatinamente, os consumidores vão reconhecendo a conveniência, a segurança e a versatilidade do cartão de débito como forma de pagamento. Também vêm aprendendo a usar o cartão como ferramenta de gestão financeira.

Os dados da pesquisa apoiam os movimentos feitos no início de dezembro passado pelo Banco da Tailândia (BOT), que anunciou planos de levar a cabo novas iniciativas de débito em 2011 com o objetivo de incentivar os tailandeses a utilizarem seus cartões de débito como a melhor maneira de gerir suas finanças.

Nenhum comentário: