3 de jan. de 2011

CHILE: SCIAC CARTÃO, O NOVO INSTRUMENTO FINANCEIRO

redação Serfinco 03/01/2011

Com o desenvolvimento de um novo instrumento financeiro, Andrés Fuentes Torres pretende revolucionar o sistema bancário chileno. O Sciac Card é um sistema integrado de crédito que serve como meio de compra e venda para todos os bens e serviços a curto, médio e até a longo prazo.

Segundo Fuentes, criador do conceito Sciac, com o cartão é possível comprar até veículos e imóveis. O instrumento foi patenteado nos Estados Unidos em 2009 e opera com base em um modelo matemático que permite a integração de poupança e de dívida em um mesmo plano de contas para diferentes montantes, datas de vencimentos e taxas de juro efetivas, sem afetar as condições de pagamento de cada uma das operações.

O modelo também simplifica a gestão de ativos e passivos gerados com a venda de mercadorias a crédito e de compra de crédito de insumos, bem como ativos e passivos dos bancos e dos investidores.

Posicionamento do produto

Os principais clientes do cartão são os bancos e instituições financeiras, que serão os emissores para o consumidor final. O Sciac Card já foi apresentado à ABIF (equivalente à nossa Febraban) e ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para avaliação. Foi ainda oferecido gratuitamente para aplicação em instituições públicas interessadas.

O sistema implica em uma redução na comissão dos bancos (por ser integrado), fato que é amplamente compensado pelo aumento no volume de negócios, com micro e pequenas empresas e novos usuários podendo acessar o sistema bancário.

Fuentes procura um parceiro estratégico para posicionar seu produto no mercado local e ainda levá-lo para outros países.

Nenhum comentário: