portal Meio&Mensagem 28/02/2011 - Alexandre Zaghi Lemos
A Fábrica Comunicação Dirigida é a vencedora da concorrência pela conta de marketing direto da MasterCard, anteriormente atendida pela Salem. A agência fica responsável por todas as áreas da companhia, como cartões de crédito, débito, pré-pagos e eventos proprietários.
A bandeira de cartões é um dos anunciantes que mais investem na disciplina no mercado brasileiro. Sua concorrência foi muito disputada e teve alguns lances sui generis. Foram cinco meses entre a divulgação do briefing, feita em um hotel de São Paulo para um grande grupo de agências de marketing direto, promoção e eventos, até a divulgação do resultado final, neste mês. No caso específico da disputa pela verba de marketing direto, houve oito finalistas. Entre as demais agências que atendem a marca MasterCard estão a WMcCann, na publicidade, e Mix e Hub, nas áreas de ativação e eventos.
Com o contrato de três anos assinados com a MasterCard, a Fábrica se mantém no atendimento ao setor financeiro, após perder a conta da Credicard, que ficou seis anos na agência e desde o mês passado está dividida entre RS e Ogilvy. “A chegada da MasterCard consagra um ciclo 360 graus na área de cartões: já trabalhamos para bandeiras e adquirentes”, frisa a sócia e vice-presidente de criação da agência, Marisa Furtado.
A Fábrica reporta crescimento de 25% em 2010 e projeta alta de 20% em seu faturamento para 2011, já considerando a chegada de MasterCard. A conta passa a ser uma das três maiores da casa ao lado de Nestlé (que mantém na casa sua conta de CRM) e Febraban (a agência cuida do projeto de educação financeira da entidade).
“Estamos consolidando nossa operação digital e o departamento de conteúdo e mídias sociais. Em 2011 a Fábrica completa 15 anos de agência e vê aumentar o assédio das multinacionais interessadas em parceria. Temos interesse nisso, mas a falta de um sócio global não tem impedido o nosso crescimento. Os meses de janeiro e fevereiro foram os de mais consultas de clientes em toda a história da agência”, conta Luiz Buono, sócio e vice-presidente de atendimento e planejamento. No momento, o principal foco de prospecção da Fábrica é o setor bancário, no qual a agência tem experiência de nove anos com o Itaú e mais seis com o Citibank, dono da Credicard.
“O contrato com a MasterCard contempla atuação on e off line. Esta é uma conta que exige grande veia digital nos projetos de relacionamento”, acrescenta Buono. O mercado de cartões está ainda mais aquecido depois do fim dos contratos de exclusividade entre as bandeiras e as adquirentes. Antes, a MasterCard podia contar com a Redecard trabalhando só para ela. Atualmente, as bandeiras precisam investir mais para auxiliar os bancos emissores a ativarem suas marcas.
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