redação Serfinco 07/03/2011
A direção do Walmart no Chile está desistindo de vender sua unidade de cartões Presto. Os resultados estão se recuperando após a crise, o que levou a varejista a decidir manter o setor complementar ao do varejo.
O processo de venda tinha entrado em sua reta final e o Walmart, assessorado pelo Credit Suisse, havia definido uma "lista suscinta" de instituições interessadas em comprar o controle de sua divisão financeira responsável pela gestão do cartão Presto.
Inicialmente, o plano do Walmart era vender mais de 50% da sua filial a uma instituição financeira. Entre as candidatas estavam o Banco Itaú, o BBVA e o Banco de Chile. A intenção era encontrar um parceiro estratégico, logo depois de assumir o controle da D&S Chile, quando o negócio de crédito foi afetado pela crise financeira.
Em 2009, a Presto teve perdas de 61 bilhões de pesos (em torno de US$ 128 milhões) por causa de despesas para reestruturar a carteira de crédito. No primeiro trimestre de 2010, a inadimplência estava em 18,7% da carteira. A companhia ainda não fechou o resultado de dezembro mas os atrasos já haviam caído para 10,7%.
O Walmart também teve receio de que um parceiro estratégico pudesse interferir na política comercial "de preços baixos”. Os bancos teriam sido informados, desde o início, sobre a possibilidade de que a varejista suspendesse a venda.
Em dezembro do ano passado, a Presto tinha 1,451 milhão de cartões em circulação, sendo 491,8 mil ativos.
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