redação Serfinco 08/03/2011
A disseminação do uso de pagamentos sem contato móvel ainda está, pelo menos, há uns dois anos de distância, em função de uma ineficiente coordenação entre os players da indústria, de acordo com um levantamento da Sybase 365.
Na pesquisa, feita no recente evento GSMA Mobile World Congress, 76% dos entrevistados expressaram este prognóstico.
Muitas são as partes interessadas, incluindo operadoras móveis, comerciantes, processadoras de pagamento, bancos e desenvolvedores. Entre os envolvidos, 30% citam a falta de coordenação da indústria como o principal culpado por este atraso.
A falta de leitores NFC nos pontos-de-venda foi considerada uma razão por 26% dos entrevistados; outros 25% culpam a inadequação dos aparelhos celulares.
Soluções por SMS e aplicativos já estão sendo implementadas pelos comerciantes em todo o mundo. O desafio para a tecnologia NFC é fazer a experiência de pagamento do consumidor significativamente mais rápida e mais fácil do que já é.
Companhias poderosas como América Móvil, grupo Axiata Berhad, Bharti, China Unicom, Deutsche Telekom, KT Corporation, MTS, Orange, Grupo Qtel, SK Telecom, Softbank Mobile, Telecom Italia, Telefónica, Telekom Austria Group, Telenor e Vodafone colocaram seus nomes em um compromisso de lançar serviços comerciais em 2012.
O grupo diz que vai desenvolver a necessária certificação e normas de testes para garantir a interoperabilidade global, que é "crucial para a adoção generalizada da tecnologia NFC.
Na opinião de Franco Bernabe, presidente da GSMA, a adoção de diferentes abordagens para a NFC só servirá para fragmentar o mercado. Unindo os esforços em torno de um enfoque único e padronizado para soluções NFC em telefonia móvel, todo o ecossistema será beneficiado.
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