9 de mai. de 2011

COMÉRCIO SUPERA EXPECTATIVA NO DIA DAS MÃES

jornal DCI 09/05/2011 - Gleyma Lima e Karina Nappi

Considerado pelo comércio brasileiro como a segunda data mais importante do ano, ficando atrás somente do Natal, o Dia das Mães superou as previsões de crescimento de 11% nas vendas e de 10% no fluxo de pessoas nas lojas. Sem o número concreto ainda, associações, entidades e varejistas apontam que as vendas certamente passaram de 13% de alta. O valor é inferior aos 30% de alta de vendas obtidos em 2010, e o vilão neste ano foi a inflação.

Sérgio Medeiros, presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL) de Santa Catarina, afirma que as ações do governo federal para conter a inflação, como o aumento da taxa básica de juros e a redução do crédito, são as principais responsáveis pelo pessimismo do comércio neste ano. "Sob impacto da inflação e com o consumidor mais cauteloso na hora de comprar, a projeção de aumento das vendas foi menor em 2011 frente a 2010."

A Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) prevê crescimento de 6% nas vendas do varejo para o Dia das Mães, frente a 2010. O resultado é reflexo direto da manutenção do consumo interno e reforça a tendência de alta para todo o ano, segundo análise do economista e presidente da CNDL, Roque Pellizzaro Junior.

"A segunda melhor data do varejo para vendas não perderá esta posição, apesar do cenário econômico interno adverso, com aumento de juros, inflação e redução da oferta de crédito", avalia Pellizzaro Junior.

Para a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomércio) a data deve propiciar um faturamento entre 3% e 4% a mais em relação a 2010.

Segundo a sondagem da Fecomércio, 66,3% dos paulistanos pretendiam presentear no último fim de semana. O resultado é quase 10 pontos percentuais acima da pesquisa de 2010.

Mesmo com a pressão inflacionária e recuo nas previsões, o Dia das Mães de 2011 começou com mais de 800 mil pessoas no sábado, dia 7, véspera da data, em busca do presente ideal no maior shopping a céu aberto do País, a Rua 25 de Março, em São Paulo.

A razão, segundo a Univinco (união dos lojistas da 25 de março), foi o dia do pagamento da maioria dos trabalhadores, que aconteceu na última sexta-feira, atrelado à mania brasileira de deixar tudo para a última hora.

"Todos os estacionamentos ficaram lotados e havia muitas pessoas na rua atrás de presentes para as mães", afirmou Alexandre Navarro, diretor da Univinco.

Nos tradicionais shoppings centers de São Paulo, havia uma legião de filhos e pais que lotaram os corredores e as lojas em busca da lembrança de última hora, para não fazer feio em casa.

Segundo a Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop), a expectativa de receber entre 40 e 42 milhões de pessoas, entre sexta-feira (6) e domingo (8), em todos os shoppings do Brasil, foi superada.

"Não temos os números concretos ainda, mas certamente atingimos a nossa expectativa com relação ao número de pessoas que foi aos shoppings na véspera, e com isso passamos também de 11% nas vendas", explicou a assessoria de imprensa da entidade, em entrevista ao DCI.

O foco de pais e filhos na empreitada da busca do presente correto deixou as lojas de roupas e as perfumarias com maior número de consumidores.

Para a superintendente do Shopping Interlagos, Carla Bordon Gomes, foi grande o fluxo de público durante toda a semana que antecedeu a data. Na sexta-feira e no sábado, o shopping recebeu 247 mil pessoas. "As grandes vedetes de vendas foram vestuário, calçados, perfumaria, telefonia celular, eletrodomésticos e eletroeletrônicos", frisa ao completar "tivemos um incremento nas vendas de 12%, e um público 8% maior, se comparado ao mesmo período de 2010."

O Central Plaza Shopping esperava vender 12% a mais do que na mesma data de 2010, contudo, o valor superou as expectativas, informou o superintendente, Fábio de Sousa Médici. "Recebemos 260 mil pessoas, 10% mais que nas vésperas de Dia das Mães do ano passado e vendemos 13% a mais este ano. Os produtos mais procurados foram roupas, celulares, perfumes, acessórios e eletroeletrônicos." ressaltou Médici.

No Maxi Shopping Jundiaí o movimento foi intenso no período que antecedeu o Dia das Mães. O empreendimento registrou aumento de fluxo de público, e as vendas tiveram um aumento de 20% se comparadas às do mesmo período de 2010, superando as expectativas.

Segundo a gerente de Marketing Silvia Helena Orenga Sandoval, o Maxi Shopping recebeu, entre sexta-feira e sábado, o total de 82 mil pessoas. "Este aumento significativo de fluxo de público resultou no incremento de vendas de 20%."

O Shopping União de Osasco recebeu 25% a mais de público se comparado com 2010. As vendas, também tiveram um aumento de 30%, em comparação às do Dia das Mães do ano passado.

Segundo o superintendente Julio Cesar Alloe, o movimento foi intenso no Shopping Butantã no período que antecedeu o Dia das Mães. "O empreendimento registrou 13% de aumento de fluxo de público, se comparado ao mesmo período do ano passado. As vendas tiveram um aumento de 10% se comparado ao Dia das Mães de 2010, atingindo assim as expectativas", pontuou.

Gasto Médio

As mães, mesmo com a redução na expectativa de vendas , estão com tudo. De acordo com a CNDL, o gasto médio com presentes deve chegar a R$ 80,00.

Os segmentos que mais devem se destacar neste ano são vestuário e calçados (70%), perfumaria, jóias e semijoias. "Enquanto os eletrodomésticos, que ano a ano perdem espaço nas compras, os eletroeletrônicos de áudio e vídeo, como smartphones crescem cada vez mais", aponta a Alshop.

Dados da Fecomércio mostram que 72,5% vão gastar mais de R$ 70 em presentes, com valor médio de gastos em R$ 62. Nesse quesito, os homens pretendem gastar mais do que as mulheres - R$ 64 contra R$ 60.

Luís Ildefonso, diretor da Alshop, disse que os gastos ficaram numa faixa de R$ 90 a R$ 110.

Marketing

As ações de marketing do varejo tiveram diversas frentes, de acordo com a Alshop. "Tive todos os tipos de promoção, de sorteio de carros até viagens para Milão e Paris, assim como convites para shows. A novidade foi agregar um eventos, promoções de dia das mães e de dia dos namorados ao mesmo tempo. As mecânicas usadas foram várias, o importante foi atrair a clientela", disse a assessoria de imprensa da Alshop.

Médici, do Central Plaza Shopping, afirmou que a ação desenvolvida para o Dia das Mães em conjunto com o Dia dos Namorados demonstrou ser um grande sucesso e deve continuar a impulsionar as vendas até a próxima data. "O público aceitou superbem a promoção de poder curtir ao vivo as dupla sertaneja Bruno e Marrone", finaliza.

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