23 de dez. de 2010

INADIMPLÊNCIA DO CONSUMIDOR PERMANECE NO MENOR NÍVEL DESDE JUNHO DE 2001

portal InfoMoney 23/12/2010 - Camila F. de Mendonça

A inadimplência dos consumidores se manteve praticamente estável em novembro, ao registrar leve queda de 0,1 ponto percentual na comparação com outubro. No mês passado, a taxa ficou em 5,9%, atingindo o menor patamar desde junho de 2001, quando a inadimplência representava 5,89% do total das operações.

Frente a novembro de 2009, o recuo na inadimplência foi de 2,1 pontos percentuais.

Já as dívidas vencidas de 15 a 90 dias representaram 5,5% das operações, mesmo percentual verificado um mês antes e 0,4 ponto percentual menor ao verificado em novembro do ano passado.

De acordo com os dados da Nota de Política Monetária e Operações de Crédito, divulgada pelo Banco Central nesta quinta-feira (23), a taxa total de não-pagamento registrada em outubro último (11,4%) - incluindo dívidas vencidas e inadimplência - é 2,5 pontos percentuais menor do que a apurada no mesmo período de 2009 (13,9%).

Modalidades

Dentre as modalidades analisadas pelo Banco Central, a inadimplência com cheque especial foi destaque em novembro, por ter registrado a única variação significativa na comparação com outubro. No período, a modalidade registrou queda de 0,4 ponto percentual na inadimplência, de 9,6% para 9,2%. Na comparação com novembro de 2009, a taxa ficou 3,6 pontos percentuais menor.

A inadimplência das demais modalidades de crédito manteve-se praticamente estável no mês passado. A menor taxa ficou com a modalidade aquisição de bens de veículos: 3%. Frente a outubro, houve leve queda de 0,1 ponto percentual. Na comparação com o mesmo mês do ano passado, a queda foi de 1,6 p.p..

Na tabela abaixo, é possível avaliar a composição da taxa nas diversas modalidades, incluindo dívidas vencidas entre 15 e 90 dias e inadimplência (considerada acima de 90 dias de atraso), para novembro e o mesmo período do ano anterior. Vale lembrar que os dados são preliminares:

Nenhum comentário: