16 de dez. de 2010

PAMCARY INVESTE EM TECNOLOGIA DA IBM

portal Executivos Financeiros 15/12/2010

Cliente IBM desde os anos 80, a Pamcary, provedora de soluções integradas para a cadeia logística, adquiriu o mainframe IBM z10, além de sistemas de armazenamento e pacotes de software para integração de banco de dados e segurança da informação, a fim de consolidar sua plataforma de processamento de dados e atender às novas demandas do mercado logístico. O projeto foi iniciado no final de 2009 e concluído em novembro deste ano.

O ambiente anterior da empresa contava com equipamentos de recursos e suporte limitados. Além disso, toda integração entre o mainframe existente com o ambiente web era realizada de forma demorada e dispendiosa. “Apesar de toda criatividade e especialização de nossa equipe de suporte, os recursos de armazenamento e processamento estavam escassos. Nosso planejamento de capacidade apontava alertas para o crescimento que projetávamos”, analisa Jonas Siquieri, diretor de serviços e TI da Pamcary.

“O principal objetivo desse projeto é preparar nosso parque tecnológico para o esperado aumento da demanda, com a prestação de serviços de gestão de fretes, através do Sistema Pamcard, para disputar um mercado com transações de R$ 60 bilhões/ano. Tivemos que investir na melhoria da integração e conseguiremos empregar esforços com mais racionalidade, além de reduzir prazos de desenvolvimento”.

Com o início das implementações, outros benefícios já foram alcançados. A plataforma mainframe da Pamcary suporta o Telerisco, onde acontecem os processos de gestão de risco da empresa, que avalia a compatibilização do perfil profissional do condutor ao nível do risco da missão de transporte a ser realizada.

Após a modernização do legado, o Telerisco é acessado de forma segura por mais de cinco mil pontos de consulta em regime 24x7. O mainframe e a plataforma baixa, que conta com mais de 120 servidores e quase mil estações de trabalho distribuídas pelo território nacional, se integram para atendimento de sinistros e apuração de prejuízos.

Outro sistema que roda no novo mainframe é o SGS On-line (Sistema de Gestão de Sinistros), responsável por garantir ao cliente e à seguradora a total visibilidade dos dados em todas as fases do atendimento do sinistro.

Com a modernização, o Sistema permite interatividade em tempo real na tomada de decisões com o colaborador que presta serviço em campo. São processados dados de mais de seis mil acidentes atendidos em campo, que se transformam em informação e conhecimento para evitar a repetição destes incidentes.

A segurança e a disponibilidade dos ambientes que suportam os sistemas de missão crítica foram aprimoradas e a infraestrutura simplificada. Com isto, a empresa obteve agilidade na implantação de novos serviços, além de aprimorar a eficiência, reduzir custos operacionais e diminuir o consumo de energia, o que contribui com as iniciativas de TI Verde da companhia.

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