27 de dez. de 2010

CONSUMIDOR AINDA PREFERE PAGAR UTILIZANDO CARTÃO DE CRÉDITO E DÉBITO

portal D24am (Manaus) 23/12/2010 - Kleiton Renzo

Pagar utilizando débito automático já representa a escolha de 45,8% dos consumidores de Manaus, de acordo com a pesquisa de Intenção de Compra e Confiança do Consumidor, realizada pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas Empresariais do Amazonas (Ifepeam). A pesquisa realizada em novembro mede a expectativa de compra dos consumidores para o bimestre seguinte.

Para o assessor econômico da Fecomércio, José Fernando Pereira, apesar de figurar na escolha de mais de 51,8% dos consumidores, a venda com cartão de crédito está ficando restrita às classes A e B e a tendência é a utilização do cartão de débito crescer. O crediário, que já representou quase 30% da forma de pagamento das classes C e D no início da década de 90, hoje aparece com pouco mais de 2,2%.

“Esses indicadores apenas reafirmam uma tendência identificada nos últimos anos, do fim da escolha pelos crediários e dos cartões de crédito que ainda aplicam juros elevados. O consumidor ou compra a vista ou escolhe a loja que vende sem juros no cartão de crédito. Hoje ele está fugindo dos crediários”, explica José Fernando.

A mesma pesquisa indicou que o uso de cheque para o pagamento das contas também está em declínio, com apenas 0,2% da escolha dos consumidores. José Fernando acredita que no futuro o cheque será completamente engolido pelos cartões de débito.
Para o assessor econômico, dezembro representa o encerramento do ciclo de boas datas para o comércio, porque é onde se concentram as compras de final de ano e início do próximo, já pensando na volta às aulas. “A massa salarial aumenta consideravelmente em Manaus com a entrada do 13º e há um volume muito grande da atividade comercial na cidade”, comenta.

A melhora nas vendas com cartão de crédito e débito são reflexos também da unificação do sistema de cobrança ocorrido em 1º de julho deste ano por meio da negociação entre o Banco Central, o Ministério da Justiça e a Associação Brasileiras Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs). A partir de então a exclusividade do uso das máquinas de cobrança foi derrubada e todas as bandeiras puderam ser pagas em apenas um terminal, facilitando a vida tanto dos comerciantes quanto dos consumidores.

Outro ponto forte que impulsiona o ‘pagamento de plástico’ foi a segurança. De acordo com a gerente de vendas da loja Rima Fashion, no centro de Manaus, Keite Borges, apenas em novembro e início de dezembro as vendas com cartão de débito representaram 80% da forma de pagamento utilizados na loja.

“Os consumidores deixam de andar com cédulas e centralizam os pagamentos em um único documento, e isso tem ajudado muito a manter as vendas aceleradas. Com pouco menos de cinco minutos o cliente faz o pagamento do produto de forma segura” comenta.

Além dos consumidores locais, nesse final de ano a Fecomércio estima em pelo menos 200 mil o número de turistas em trânsito por Manaus, o que pode representar mais um acréscimo na ordem de R$ 3 milhões na arrecadação do comércio de bens, serviços e turismo.

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