9 de dez. de 2010

SISTEMA VISA DE M-PAYMENT CONTACTLESS APROVADO PARA USO COMERCIAL

redação Serfinco 08/12/2010

A Visa Inc. e a Visa Europe anunciaram a disponibilidade comercial de pagamentos contactless em celulares habilitados com a solução In2Pay DeviceFidelity microSD. Esta é a primeira vez, na história da Visa, que uma solução de pagamento móvel sem contato compõe seu portfólio de produtos disponível para potencial implementação comercial pelas instituições financeiras, nos mercados dos Estados Unidos e outros selecionados.

Após 18 meses de desenvolvimento tecnológico, em parceria com a DeviceFidelity, e testes com importantes instituições financeiras dos Estados Unidos, Europa e Ásia, a Visa aprovou e está apoiando a comercialização do In2Pay microSD para uso nos principais telefones inteligentes.

Os modelos de smartphone compatíveis com a tecnologia incluem o BlackBerry ® BoldTM 96.502, o iPhone 4, o iPhone 3GS, o iPhone 3G, e o Android Samsung Vibrant Galaxy 5, abrangendo três dos principais sistemas operacionais móveis no mundo. A Visa espera adicionar, em breve, outros modelos de telefone, incluindo os baseados em sistemas operacionais Symbian e Windows.

O processo de certificação da Visa incluiu uma extensa gama de testes técnicos, de segurança e de usabilidade em relação à funcionalidade de pagamento móvel, o que garante operações confiáveis e seguras, compatíveis com o padrão global Visa para pagamentos com chip, e estabelece uma frequência de sinais necessários para todos os pagamentos contactless via celular, tudo em conformidade com o nível de experiência esperado pelos clientes Visa.

A tecnologia microSD da DeviceFidelity foi testada para pagamento móvel pelas instituições JP Morgan Chase, Wells Fargo Bank, US Bancorp e Bank of America.
Agora, os emissores Visa podem obter a tecnologia nos termos do contrato padrão da bandeira e arregar o aplicativo de pagamento móvel para cartões microSD.

Emissores que optarem por adotar a tecnologia podem oferecer aos seus clientes um minúsculo cartão microSD que, ao ser inserido no slot de memória do celular, habilita o dispositivo para fazer pagamento. A tecnologia é compatível com os leitores contactless já instalados nos pontos de venda em todo o mundo – para pagar, basta segurar o celular na frente do terminal.

A tecnologia também abre caminho para operadoras móveis, varejistas e outros players do ecossistema de pagamentos, interessados em parcerias com instituições financeiras, trazerem funcionalidades aos consumidores. – um passo significativo para a próxima geração de programas de fidelidade e de recompensas, e uma oportunidade de criar modelos de negócios inteiramente novos.

Instituições financeiras também podem integrar a solução de m-payment da Visa em seus atuais aplicativos, oferecendo serviços adicionais tais como alertas de transações Visa, notificações de movimentações na conta em tempo real e informações sobre estabelecimentos adequados ao perfil de consumo do cliente. Juntos, esses serviços têm o potencial para melhorar a experiência de pagamento do consumidor e permitir que titulares de cartões gerenciem melhor o pagamento de suas contas.

Com cerca de 5 bilhões de aparelhos celulares no mercado em todo o mundo, consumidores estabeleceram uma relação de confiança com seus telefones móveis, um dispositivo que faz parte da vida cotidiana. A adoção de smartphones deve continuar aumentando – para 2011, expansão mundial estimada em 24% -, o que propiciará maior disseminação do pagamento sem contato através de dispositivos móveis.

Nenhum comentário: