redação Serfinco 02/03/2011
Os principais bancos este ano reativaram a colocação de cartões de crédito, com uma previsão de emitir cerca de 4,4 milhões de novos plásticos. Ainda assim, este número não vai compensar o cancelamento ocorrido nos último dois anos.
O retorno dos cartões entre os meios de pagamento acontece depois que a Associação de Bancos do México declarou que os portadores têm aprendido a ser mais prudentes na sua utilização, com uma melhora percebida na atual carteira e na redução da inadimplência.
Ao mesmo tempo, os bancos trabalharam para aperfeiçoar seus esquemas de crédito, através de um melhor conhecimento de seus clientes e de um reforço em suas políticas de avaliação de riscos.
O Grupo Financiero Santander espera que este seja o ano de recuperação do cartão de crédito, após anos difíceis para o banco com este produto.
O BBVA Bancomer - o maior do país em carteira de ativos- prevê emitir cerca de dois milhões de cartões de crédito em 2011. Em outubro do ano passado, teria 3,5 milhões de plásticos no mercado, segundo dados do Banco de México.
No caso do Banamex, o segundo no ranking, com 3,3 milhões de cartões em outubro, a expectativa é de adicionar um milhão de plástico novos este ano.
O Santander, em terceiro lugar no ranking de cartões bancários e de crédito (1,7 milhão em outubro de 2010), pretende emitir em torno de 800 mil novos plásticos, dos quais metade seria do produto Fiesta Rewards, de sua aliança com o Grupo Posadas.
Já o Banorte, no processo de fusão com o IXE, planeja colocar cerca de 450 mil plásticos este ano, enquanto o Scotiabank projeta entre 100 mil e 150 mil novos cartões de crédito.
Entretanto, com base em estatísticas do Banco de México, as colocações previstas não ultrapassarão o número de cartões que foram cancelados a partir de junho de 2008, quando o mercado havia atingido seu maior número de plásticos (26,4 milhões) e chegou a 21,8 milhões em setembro de 2010. Nestes poucos mais de dois anos, foram cancelados 4,6 milhões de plásticos. Além disso, entre 2008 e 2009, os bancos reavaliaram cerca de dois milhões.
Em outubro do ano passado o sistema financeiro tinha 12 milhões cartões de crédito, o que implica um crescimento de 4,5% em relação ao mesmo período de 2009.
O relatório do Banco do México identifica 18 instituições que juntas oferecem 94 produtos, dos quais 13 foram lançados no ano passado. Até agora neste 2011, já foram apresentados dois novos produtos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário