2 de nov. de 2011

NOVAS REGRAS DE CORRESPONDENTES BANCÁRIOS FACILITARÃO CÂMBIO, DIZ ATP

portal InfoMoney 18/10/2011 - Viviam Klanfer Nunes

Inovações nas regras para contratação de correspondentes bancários vai ampliar a atuação desses profissionais e garantir maior facilidade ao público na compra e venda de moedas estrangeiras em operações de câmbio, segundo opina o presidente da ATP - empresa especializada em prestação de serviços e soluções tecnológicas para sistema financeiro -, Sérgio Darcy.

Darcy lembra da resolução 3.954, editada pelo Conselho Monetário Nacional, que reafirma a ideia de atuação complementar dos estabelecimentos que fornecem serviços às instituições financeiras, mantendo ao mesmo tempo suas atividades comerciais de origem.

Ampliação da rede

A resolução ainda amplia a atuação desses profissionais, permitindo que realizem operações de câmbio e “facilitando todo o processo no momento em que o País se prepara para sediar uma Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos”, analisa Darcy.

Atualmente existem 160 mil correspondentes no País, e o presidente da ATP defende a ampliação dessa rede de profissionais. Destaca também sua perspectiva positiva quanto ao crescimento da atuação da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil, além de avaliar a atividade de correspondente bancário como uma forma de inclusão social.

"Esse é um projeto vencedor em nosso País, pois acreega em sua criação e desenvolvimento o conceito da inclusão social. No início, a ideia era atender os municípios desassistidos pelo sistema bancário. Com sua evolução, para a atuação complementar, serviço promoveu também a inclusão bancária atendendo a população mais carente", finaliza.

Nenhum comentário: