2 de nov. de 2011

CAIXAS ELETRÔNICOS DISSEMINAM DOENÇAS, MOSTRA PESQUISA

portal IDG Now! 25/10/2011 - IDG News Service/EUA

Testes recentes realizados em ambientes públicos de seis grandes cidades dos Estados Unidos revelaram que os caixas eletrônicos (conhecidos por lá como ATMs) estão entre os piores portadores de germes que causam doenças.

Os testes, conduzidos pela empresa Kimberly-Clark Corp. como parte de seu projeto Healthy Workplace (Ambiente de Trabalho Saudável, em tradução livre), mostrou que 41% dos teclados dos caixas eletrônicos carregam agentes que podem causar resfriados e gripe. Vale lembrar que a Kimberly-Claker fabrica uma variedade de produtos, incluindo lenços, desinfetantes e sabão anti-bactericida.

Os caixas eletrônicos ficaram em quarto lugar na lista das superfícies públicas mais contaminadas, atrás das manivelas de bombas de gasolina (com 71% delas carregando germes causadores de doenças), caixas de correio (68%) e corrimões de escada rolante (43%).

Foram coletadas cerca de 350 amostras em Atlanta, Chicago, Dallas, Los Angeles, Miami e Philadelphia. Elas foram então testadas para trifosfato de adenosina (ATP), um elemento químico que aparece naturalmente em todos os animais, vegetais, bactérias e leveduras.

A detecção da ATP indica a presença de contaminação por alguma dessas fontes. Objetos de uso diário com uma leitura de ATP de 300 ou superior são considerados de alto risco para a transmissão de doenças, afirma a Kimberly-Clark.

Atrás dos caixas eletrônicos ficaram os parquímetros (40%), botões de semáforos (35%) e os botões de máquinas de refrigerantes e guloseimas (também com 35%), como as superfícies públicas mais infectadas por germes.

“As pessoas não percebem a quantidade de contaminação a que são expostas durante o trajeto para o trabalho e ao fazer tarefas cotidianas como abastecer o carro ou subir uma escada rolante”, afirmou o professor de microbiologia da Universidade do Arizona, Charles Gerba.

“Esses novos testes são atrativos porque ressaltam a importância da higiene das mãos e das superfícies. A maioria das gripes e resfriados é espalhada porque as pessoas tocam superfícies em suas áreas próximas e então tocam o próprio rosto, outros objetos e outras pessoas.”

Gerba recomenda lavar e secar completamente as mãos ao longo do dia para minimizar o risco de ficar doente ou espalhar doenças pelo escritório ou residência.

A cada ano, as empresas americanas perdem cerca de US$ 1.685 por funcionário em razão de ausências do serviço e de idas ao trabalho mesmo quando estão doentes (o que espalha os germes entre seus colegas), de acordo com o Centro para Controle e Prevenção de Doenças dos EUA.

Nenhum comentário: