16 de mar. de 2011

CARTÃO ELO USARÁ FORÇA DE VENDA DO IBI

jornal Brasil Econômico 16/03/2011 – Thaís Folego

O Banco do Brasil e o Bradesco assinaram ontem memorando de entendimentos "vinculante" — o que significa que as partes não podem mais voltar atrás no acordo — que confirma a participação de cada instituição na holding de negócios de cartões "Elo Participações", além de transferir a participação do Bradesco na Ibi Promotora de Vendas e na processadora Fidelity para a CBSS (Companhia Brasileira de Soluções e Serviços), que emite os cartões Visa Vale.

O Bradesco terá participação de 50,01% da holding e o BB os outros 49,99%. Isso significa que a Caixa Econômica Federal (CEF), que entrou no negócio em agosto, será sócia dos bancos controladores na Elo Serviços, o braço da holding que cuidará da gestão da bandeira de cartões de crédito, débito e pré- pagos. Sobre este braço ficará a CBSS, empresa em que a Caixa também está negociando a compra de uma participação com Bradesco e BB, atuais controladores da companhia.

Essa configuração evita que a Elo se torne estatal — uma vez que o BB tem economia mista e a CEF é um banco público —, o que comprometeria a agilidade da empresa. Em comunicado, os bancos afirmam que estão em fase de "tratativas finais" com a CEF para integrá-la à Elo.

Estratégia

Os bancos irão concentrar na estrutura da Elo a captura de não-correntistas. "Além da distribuição dos pré-pagos na linha dos emitidos pela CBSS", diz Marcelo Noronha, diretor executivo do Bradesco. Também foi acertada a venda da Ibi Promotora de Vendas do Bradesco para a CBSS por R$ 419 milhões. Com isso, a Elo contará com as 140 lojas de rua da rede para oferecer os cartões. Segundo Raul Moreira, gerente geral da área de Parcerias Estratégicas do BB, o banco deve transferir algumas parcerias que detém com varejistas para distribuição de cartões para a estrutura da Elo.

A data da emissão do primeiro cartão da bandeira ainda é uma incógnita. Antes de a CEF entrar no negócio, o lançamento estava previsto para outubro do ano passado. Em agosto, com o anúncio da nova parceria, se falou em dezembro. Na divulgação de seus resultados de 2010 em fevereiro, os bancos falaram em março. "O lançamento será muito em breve", diz Noronha. "Está previsto já para os próximos dias, estamos apenas finalizando testes tecnológicos", diz Moreira, do BB.

Nenhum comentário: