16 de mar. de 2011

BRASIL TEM SISTEMA DE CARTÕES MAIS SEGURO QUE A MÉDIA MUNDIAL

portal Executivos Financeiros 16/03/2011

A pesquisa anual global sobre vulnerabilidades nos meios eletrônicos de pagamento realizada pela SpiderLabs, laboratório de segurança da Trustwave, apesar de destacar o Brasil como um dos países mais visados pelo crime cibernético em todos os seus níveis, mostra que ele está à frente de outros quando o assunto é a segurança de transações envolvendo cartões de pagamento a partir de terminais POS (popularmente conhecidas no comércio como “maquininhas de cartão”).

Segundo o diretor da empresa, Jarrett Benavidez, o Brasil está entre poucos países onde a rede de captura baseia-se, em grande parte, em POS conectados a redes fechadas e controlados diretamente pelos próprios adquirentes (operadoras). Esta característica permite um controle muito maior da rede, com os adquirentes levando suas taxas de segurança desde o núcleo do sistema até as bordas, no comércio.

Benavidez explica ainda que o Brasil é um dos países onde se encontra mais massificado o uso de cartões com chip. De acordo com dados do Banco Central, os pagamentos via cartões com chip, na função crédito passaram de 9,3% no fim de 2007 para 41,2% no total das vendas com cartão em 2009. Já na função débito, a participação desse tipo de plástico avançou de 15,5% para 39,4% no mesmo período.

De acordo com o diretor, o Brasil estará ainda mais seguro à medida em que os cuidados com a proteção se estendam entre todos os componentes da cadeia de pagamentos. Nesse sentido, o emissor deve insistir na disseminação de cartões com chip e continuar investindo na blindagem de suas redes.

Nenhum comentário: