portal It Web 16/03/2011 - Christina Queiroz (Reseller Web)
O mercado latino-americano de soluções de convergência deve crescer 11,9% anualmente, nos próximos anos, até 2015. De acordo com a consultoria Frost&Sullivan, a expansão será resultado dos negócios gerados em setores como o financeiro, de alimentação e petróleo.
"Nos últimos anos, o setor petroleiro de países como Chile, Peru, Colômbia, México e Brasil recebeu importantes investimentos do exterior, que tendem a colaborar com sua modernização tecnológica", avalia Marcelo Ruiz, diretor global de consultoria de TI e telecomunicações da empresa. Neste setor, as principais demandas estão relacionadas com unificar os processos de comunicação e adotar sistemas de videoconferência personalizados, diz a análise.
Por sua vez, o segmento de alimentos tende a concentrar os investimentos em soluções para melhorar as redes de distribuição e logística, além de adotar sistemas de business intelligence, para otimizar ações de marketing.
Já as tendências da área bancária envolvem uma demanda cada vez mais customizada nos call centers, o fortalecimento de plataformas de negócios internacionais, a compra de soluções de mobile banking e a integração de todas as ferramentas de comunicação. Além disso, o analista também prevê a migração total das estruturas para ambientes IP, a crescente adoção de sistemas de videoconferência e para melhorar a segurança de transações bancárias.
"Independente do setor em que atuam, os canais devem concentrar-se na venda de soluções que permitam um rápido retorno do investimento para os clientes e atuar com parceiros que apresentem uma estabilidade financeira e presença consolidada no mercado", afirma Ruiz, lembrando que um, de cada quatro usuários, terá um smartphone na América Latina, até 2012.
Ainda de acordo com ele, é preciso descobrir formas de blindar a carteira de clientes, para que eles não passem a comprar produtos dos competidores por qualquer motivo. Outro conselho é que os gerentes de TI assumam responsabilidades para além da sua área, de forma a implicar-se em setores estratégicos dentro da carteira de usuários.
Telefonia em alta
Em pesquisa realizada pela consultoria com 360 empresários de corporações latino-americanas, investimentos em telefonia aparecem em sexto lugar no ranking de prioridades tecnológicas para 2011. "Portais e páginas de internet são os primeiros colocados, já que permitem às empresas aumentar seus canais de vendas e comunicação com usuários", justifica.
Outra tendência é o uso crescente de redes sociais para realizar campanhas de marketing e fidelizar clientes. "No entanto, a segurança ainda é o ponto fraco do uso de redes sociais para ações de comunicação", acredita Ruiz.
Ele lembra, ainda, que cerca de 95% da economia da América Latina se estrutura com base no mercado de pequenas e médias empresas. E, neste sentido, a venda de soluções como serviço, por meio de tecnologias de cloud computing, pode trazer rentabilidade.
* A jornalista viajou a Fort Lauderdale a convite da Alcatel-Lucent
Nenhum comentário:
Postar um comentário