jornal DCI 17/11/2011
As vendas do comércio eletrônico (e-commerce) deverão atingir cerca de R$ 2,6 bilhões no Natal deste ano e chegar a um crescimento de 20% na comparação com os valores registrados no ano de 2010. De acordo com a consultoria e-bit, empresa especializada em informações do setor de varejo on-line, o número de pedidos deverá ser 25% maior se comparado a 2010 e o tíquete médio deve manter-se em torno de R$ 350.
Apesar do crescimento, os números mostram que as vendas devem desacelerar, uma vez que o aumento no Natal de 2010, sobre o ano anterior, foi de 40%. Atualmente, o Natal representa aproximadamente 15% do total de pedidos no ano dentro do comércio eletrônico. Essa possível desaceleração pode ocorrer por conta do menor crescimento econômico, da queda no poder de compra, da crise internacional que vem afetando a economia, e, também, devido à motivação para a aquisição de produtos de maior valor agregado, com parcelamento de longo prazo.
Também para o período, a consultoria alerta os consumidores para o perigo das fraudes no ambiente on-line na época do Natal. "O e-consumidor deve se precaver e realizar suas compras com antecedência, para garantir que seus presentes cheguem a tempo para as comemorações. Além disso, deve sempre estar atento ao realizar uma compra virtual, certificando-se da seriedade da loja e também das condições oferecidas", disse Cris Rother, diretora da e-bit. Para este Natal, os produtos mais procurados deverão ser os eletrodomésticos, os produtos de informática, os eletrônicos e os produtos de saúde, beleza e medicamentos.
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