jornal Valor Econômico 08/11/2011 - Alberto Komatsu
Leonardo Rodrigues / Valor
Segundo o presidente da Multiplus, Eduardo Gouveia, nova empresa será independente e sai do papel em até 12 meses
A Multiplus, rede de programas de fidelidade e resgate de pontos controlada pela TAM S.A., anuncia hoje uma joint venture de US$ 50 milhões com a similar canadense Aimia, fundada nos anos 80 pela Air Canada como Aeroplan. Será criada uma terceira empresa no Brasil, com o objetivo de desenvolver e administrar programas de fidelidade para empresas de diversos setores.
Multiplus e Aimia assinaram ontem o contrato para formalizar a joint venture. A nova empresa deve ter sua criação completada entre nove e 12 meses. Será contratada uma consultoria para criar um nome, mas o investimento de US$ 50 milhões, divididos meio a meio entre a Multiplus e a Aimia, começam já, de acordo com o presidente da Multiplus, Eduardo Gouveia.
"As conversas tiveram início há cerca de oito meses, mas o nosso relacionamento é anterior a isso. O importante é que a joint venture não vai competir com a Multiplus", afirma Gouveia. Segundo ele, a Aimia foi escolhida por ter experiência no desenvolvimento de programas de fidelidade.
Fazia parte do plano de negócios da Multiplus entrar no desenvolvimento de programas de fidelidade. Ela tinha três opções: partir do zero, comprar uma empresa brasileira desse setor ou fazer uma joint venture.
A nova companhia vai desenvolver e administrar programas de fidelidade para terceiras empresas e poderá ser uma prestadora de serviços para a Multiplus. Um eventual cliente da nova companhia poderá ter seus pontos resgatados, por exemplo, pela Multiplus, mas não obrigatoriamente. "Não haverá venda casada", observa Gouveia.
"Nós identificamos o Brasil como um mercado estratégico para a nossa expansão por causa do seu crescimento e do potencial do mercado de fidelidade. Essa joint venture é um importante marco na execução da nossa estratégia global", afirma o vice-presidente executivo e principal executivo da área financeira da Aimia, David Adams.
A Aimia nasceu como Aeroplan, o programa de fidelidade da Air Canada. A troca de nome aconteceu no início de outubro. A empresa teve uma trajetória parecida com a que está sendo traçada pela própria Multiplus. Tornou-se independente e fez uma oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês).
A diferença é que a Aimia não tem mais nenhum vínculo acionário com a Air Canada. A Multiplus fez seu IPO em fevereiro de 2010, quando levantou R$ 723 milhões na Bovespa, mas 73% do seu capital ainda está nas mãos da TAM S.A., holding da TAM Linhas Aéreas.
Em sua última divulgação de resultados, referente ao primeiro semestre deste ano, a Aimia reportou faturamento de US$ 1 bilhão, com crescimento de 8,3% na comparação com igual período do ano passado. A empresa canadense é a maior do mundo em gerenciamento de programas de fidelidade, com 33 milhões de participantes.
A mais recente divulgação de resultados da Multiplus, no terceiro trimestre, mostrou faturamento de R$ 934,3 milhões de janeiro a setembro ante R$ 291,8 milhões na comparação anual. A empresa tem atualmente 8,9 milhões de participantes.
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