jornal DCI 16/11/2011
Com o aumento recorde de gastos no exterior em 2011, o poder de compra do turista brasileiro ganha visibilidade na Europa. Viajantes das classes média e alta não medem gastos no exterior já há dois anos e nem mesmo a recente alta do dólar, que começou em agosto, desestimulou o consumo de brasileiros no exterior.
Apesar de os últimos dados disponíveis do Banco Central, de setembro, revelarem uma desaceleração em relação a julho e agosto (mês recorde, com aumento de 46% nos gastos na comparação anual), o nível dos gastos no exterior este ano é recorde. Segundo a Organização Mundial de Turismo (OMT), as despesas já totalizam US$ 16 bilhões, R$ 28 bilhões, em 2011.
O valor representa um aumento de 44% em relação ao ano passado, a maior alta entre os países monitorados pela OMT. Os gastos dos turistas chineses cresceram 30,2% e o dos russos, 21%.
Em hotéis de luxo de Paris, como o Bristol ou o George V, com diárias a partir de 700 euros, o crescimento da clientela brasileira ultrapassa a faixa dos dois dígitos, segundo os administradores.
Em outras localidades consideradas sofisticadas, como Saint-Tropez, no sul do país, e a estação de esqui de Courchevel, o aumento já chega a 50%.
Os brasileiros também representaram o segundo maior número, cerca de 410 mil, de visitantes do Museu do Louvre no ano passado, atrás dos norte-americanos, que chegaram a 650 mil. Em 2007, o Brasil ocupava o 11º lugar no ranking de visitantes do Louvre, mas, em razão do aumento de turistas brasileiros, a administração do museu já estuda traduzir para o português um mapa informativo e documentos na área de multimídia, segundo a diretora de Atendimento ao Público, Catherine Guillou.
Segundo a Global Blue, líder mundial no setor de free shop, que são lojas em portos, aeroportos e fronteiras, sem incidência de impostos locais, os gastos dos turistas vindos do Brasil na França cresceram 49% no ano passado, ao totalizar 100 milhões de euros. O aumento dos gastos dos brasileiros no país é a maior progressão após a dos chineses, que são os campeões das compras na França.
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