portal InfoMoney 03/05/2011 - Fernanda de Moraes Bonadia
Com o intuito de elevar a consciência das pessoas em relação ao uso de água, foi criado o Banco Cyan, que premia os consumidores que comprovam menor gasto de água de um mês para o outro. A economia vale pontos que são trocados por descontos em lojas virtuais. A iniciativa da Ambev tem parceria da Sabesp e está disponível apenas para moradores do estado de São Paulo.
De acordo com o Instituto Akatu, a preocupação não é à toa. Dados da ANA (Agência Nacional das Águas) mostram que o abastecimento urbano é responsável por 11% do uso de água potável no país, perde apenas para o setor rural (82%). Os outros 7% são utilizados pela indústria.
Para criar uma conta nesse banco, basta a pessoa entrar no site www.bancocyan.com.br e cadastrar o número do RGI (Registro Geral do Imóvel), que aparece no boleto de cobrança da conta de água. Com a ficha preenchida, o banco vai consultar as contas junto a Sabesp e oferecer um histórico de consumo.
A partir desses números, a pessoa escolhe uma das contas para usar como base para o cálculo da meta de consumo. O valor da meta será enviado por e-mail.
Pontos aumentam a categoria
Ao abrir a conta, o consumidor já recebe 100 pontos. Depois, ele segue acumulando sempre que atingir a meta de consumo.
Por exemplo, se a meta é de 15 metros cúbicos e a pessoa atinge esse montante, ganha 300 pontos. Mas, se reduzir ainda mais e consumir apenas 12 metros cúbicos, ganhará 500 pontos. Na página da conta, é possível ver detalhes sobre a meta e os pontos.
Assim, conforme o consumidor acumula pontos, ele “sobe de categoria”, ou seja, passa de uma para duas, três ou quatro estrelas. A mudança ocorre ao atingir determinado número de pontos:
• 1 estrela: até 2 mil pontos
• 2 estrelas: até 4 mil pontos
• 3 estrelas: até 6 mil pontos
• 4 estrelas: mais de 6 mil pontos
Lojas virtuais parceiras
Toda essa pontuação acumulada pode ser trocada por descontos que variam de 3% a 50%, de acordo com o parceiro e a categoria em que o consumidor se encontra. Na tabela abaixo é possível verificar quais são as lojas virtuais parceiras e os setores que participam do programa:
Movimento Cyan
No primeiro ano de existência, o Movimento Cyan estava focado em questões ambientais e de sensibilização, como a adoção da Bacia-Hidrográfica Corumbá-Paranoá (Brasília) e a exposição “Água na Oca” (São Paulo).
De acordo com o diretor de relações socioambientais da Ambev, Ricardo Rolim, neste momento a prioridade é outra: “Agora, queremos engajar as pessoas nesta causa”.
Por enquanto, o acesso ao banco está restrito aos moradores de São Paulo, mas representantes do movimento já conversam com empresas de saneamento para levar a ideia até moradores de outros estados do Brasil.
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