jornal Folha de S. Paulo 26/05/2011 – Camila Fusco
Depois de anos de expectativa dos internautas brasileiros, o serviço de venda de músicas digitais da Apple, o iTunes Store, finalmente tem data e estratégia definidas para estrear no país.
A previsão é que a partir de outubro cartões pré-pagos sejam vendidos no varejo brasileiro para que os usuários possam, mesmo sem cartão de crédito, baixar aplicativos, músicas e vídeos legalizados do serviço da Apple.
Segundo a Folha apurou, os preços dos cartões são R$ 10, R$ 20 e R$ 40. Serão vendidos inicialmente nas principais redes de revenda de produtos da Apple, como Fast Shop, Fnac e Extra.
As últimas negociações para o início do serviço no segundo semestre estão sendo conduzidas nesta semana.
Cada cartão terá um código que identificará o valor do crédito e deverá ser digitado no iTunes no momento da conexão para compra do arquivo. Um site em português está sendo preparado pela Apple para o início das operações das vendas.
De acordo com executivos ouvidos pela reportagem, os preços dos arquivos deverão estar em reais. Nos Estados Unidos, as faixas musicais custam entre US$ 0,69, US$ 0,99 e US$ 1,29.
Hoje, para comprar algum dos mais de 2.000 filmes ou 14 milhões de músicas do iTunes no mundo, é necessário ter cartão de crédito internacional e um endereço nos Estados Unidos ou nos países nos quais o iTunes mantém operações.
Procuradas pela Folha, as empresas de varejo não comentaram a informação.
A estratégia de iniciar as operações do iTunes pelo varejo segue o que aconteceu em países como o México. O país latino, porém, depois teve sua operação de venda com cartões de crédito desenvolvida logo depois.
O modelo de cartões de presente será explorado por parceiros da Apple no Brasil, incluindo empresas internacionais interessadas em gerir as operações de cartões de presentes, que já operam em parceria com a iTunes Store.
Procurada, a Apple não se pronunciou.
REVOLUÇÃO
Criada em 2003, a iTunes Store já comercializou mais de 10 bilhões de músicas, detém 80% do mercado de vendas digitais e opera atualmente em mais de 20 países.
A vinda do iTunes é bem recebida pela indústria.
"É uma ótima notícia. Qualquer opção que sirva para estimular as vendas legais é positiva para produtores e compositores", disse Paulo Rosa, diretor-presidente da ABPD (Associação Brasileira de Produtores de Discos).
O Brasil tem 30 lojas de downloads, incluindo os serviços dos portais Terra e UOL, empresa controlada pelo Grupo Folha, que edita a Folha.
O mercado de músicas digitais, no entanto, é tímido. Cerca de 12% dos R$ 360 milhões movimentados pela indústria fonográfica por ano vêm das vendas pela internet e pelo celular.
PRÉ-PAGO PODE AJUDAR A REDUZIR A PIRATARIA
As vendas de músicas e vídeos do iTunes com cartões pré-pagos deverão contribuir para reduzir a pirataria no Brasil, na avaliação da indústria.
Isso porque o modelo vai permitir que mesmo quem não tem cartão de crédito tenha acesso aos arquivos legalizados.
"Os cartões pré-pagos são facilitadores da compra para todos os públicos, e o grande salto para combate à pirataria passa pelo aumento da oferta e novos modelos de negócio", diz Paulo Rosa, da ABPD.
Em estudo sobre down- loads ilegais, foi constatado que 1 bilhão de faixas eram baixadas ao ano.
Para o especialista em tecnologia e professor da ESPM Rafael Lamardo, a cultura de baixar arquivos gratuitos ainda é desafio.
"O iTunes tem a chance de potencializar o mercado legal, mas a mudança de cultura de quem baixa música grátis para a aquisição de arquivos não deve acontecer de uma hora para outra", diz.
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