27 de mai. de 2011

VISA ESTRUTURA REDE DE RECARGA PARA PRÉ-PAGO

jornal Brasil Econômico 24/05/2011 – Thais Folego

Depois que a Visa vendeu sua participação na Companhia Brasileira de Soluções e Serviços (CBSS) — emissora do cartão de benefícios Visa Vale — o mercado ficou se perguntando qual seria a estratégia da companhia no segmento de cartões pré-pagos. A resposta da empresa é avançar tanto em produtos de prateleira quanto em projetos com emissores.

“A Visa não descobriu o pré-pago há um mês. Já trabalhamos com o conceito desde 1996 (quando lançou o Visa Travel Money) dentro da nossa pirâmide de produtos. Vamos continuar trabalhando com a CBSS e também desenvolvendo novos produtos”, diz Percival Jatobá, diretor-executivo sênior de produtos da Visa do Brasil.

Os pré-pagos são a “bola da vez” dentro do mercado de cartões. Com a recente ascensão social e a entrada de milhares de brasileiros no mundo do consumo, bancos e bandeiras estão turbinando suas prateleiras com produtos financeiros para alcançar esse público. A grande aposta é no pré-pago de uso geral, para compras, pagamento de contas e transferências.

A bandeira Mastercard, com o banco Panamericano, já lançou seu plástico. A nacional Elo —iniciativa do Banco do Brasil, Bradesco e Caixa Econômica Federal — tem o produto no forno. Esse tipo de cartão está no radar da Visa, mas a bandeira está preparando o “back office” primeiro. “Temos a preocupação de colocar uma rede de recarga para o cartão”, explica Jatobá.

Ele ressalta que a população não bancarizada não está acostumada a ir ao banco, nem a usar caixas de auto-atendimento. “Essas pessoas normalmente resolvem sua vida financeira, para pagamento de contas por exemplo, nas agências dos Correios, lotéricas, padarias e no comércio popular”, diz. Por conta disso, a bandeira está desenvolvendo uma plataforma de recarga do produto, que estará disponível para todos os bancos e instituições emissoras que emitirem o cartão, inclusive para uso nos correspondentes bancários.

A bandeira não pretende saltar os bancos nessa relação comercial, segundo Jatobá. “Eles são o principal canal de introdução de produtos”, diz. O executivo explica que essa rede também foi desenvolvida nos Estados Unidos quando a bandeira lançou o cartão naquele mercado.

A estratégia do Panamericano para alcançar a população não bancarizada será disponibilizar a recarga dos cartões nas mais de 10 mil lotéricas da Caixa Econômica Federal (acionista do banco junto com o BTG) espalhadas pelo Brasil. Os cartões começaram a ser distribuídos na unidade do banco da avenida Paulista, em São Paulo, no início desse mês. Até julho, todas as 250 lojas do banco estarão distribuindo o produto.

A meta é emitir 500mil cartões no primeiro ano. A estimativa é que a média das recargas mensais fique entre R$ 100 e R$ 200, segundo Eliel Teixeira de Almeida, diretor de cartões do Panamericano. O plástico custará R$ 10,00 e a cada recarga será cobrado R$ 2,00.

Histórico

O primeiro produto pré-pago que a Visa trouxe para o país foi o cartão de viagem Visa Travel Money (VTM), em 1996. De lá para cá, o produto vem sendo aprimorado com as corretoras de câmbio, sendo lançado em novas moedas — hoje está disponível em dólar, euro, libra, rand e peso argentino.

Depois, em 2001, veio o Vale Pedágio, para o setor de transportes de carga. Para esse segmento, o portfólio foi reforçado em 2009 com o Visa Cargo, cartão em que a transportadora paga o frete para o caminhoneiro autônomo num plástico pré-pago. Este produto, inclusive, deve ser exportado para a operação da bandeira na Ásia. “Temos sido procurados para assessorar os executivos de lá para lançar o Visa Cargo”, diz Jatobá.

Ao que tudo indica, concorrência no pré-pago é o que não vai faltar. Melhor para o cliente.

Elo entra na disputa no 2º semestre

A bandeira de cartões nacional Elo foi criada com o desafio de disputar o mercado de cartões com as duas gigantes mundiais Visa e Mastercard — já consolidadas em terras brasileiras — com o apelo de taxas mais baixas no cartão.

Os plásticos de débito e crédito já estão sendo emitidos pelos três bancos acionistas da bandeira (Banco do Brasil, Bradesco e Caixa Econômica Federal) desde o começo de março. Já o cartão pré-pago de uso geral deve ser lançado no segundo semestre deste ano, diz Jair Scalco, presidente da bandeira Elo.

Scalco conta que a Companhia Brasileira de Soluções e Serviços (CBSS), que faz parte da holding Elo e é emissora dos cartões de voucher alimentação Visa Vale, está estruturando o produto, que será emitido pelos bancos. “Vamos sair para concorrer com os produtos que já estão aí, mas estamos trabalhando em alguns pontos estratégicos para nos diferenciarmos dos concorrentes”, diz o executivo, citando justamente a questão da recarga do cartão. “O ponto é como disponibilizar a recarga comas facilidades que os outros não têm”, explica Scalco sem, contudo, entregar o ouro. “Estamos trabalhando nisso.”

À época do lançamento da bandeira, os representantes dos três bancos disseram que para acessar a população não bancarizada, público-alvo desse produto, devem usar a rede de correspondentes bancários e parcerias com o varejo para distribuir o plástico, além de programas do governo, no caso da Caixa.

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