jornal O Estado de S. Paulo 02/08/2010 - Roberta Scrivano
Fazer compras online é cada vez mais comum no Brasil. O País tem 63 milhões de usuários de internet e é de olho na expansão desse mercado que a Visa, bandeira de cartão de crédito e débito, desenvolveu um software para ampliar a segurança dessas transações. Batizada de Advanced Authorization, a tecnologia detecta instantaneamente possíveis fraudes e cria indicadores de risco para as instituições financeiras.
"Já está em funcionamento e queremos expandir o uso da tecnologia", conta Edson Ortega, diretor de Risco da Visa do Brasil. Segundo ele, o objetivo é alcançar 100% dos clientes, sem que haja novos custos ao consumidor.
Na prática, a implementação do Advanced Authorization vai acarretar em mais uma etapa na hora da compra online. Ortega explica que, no momento de aceitar a transação, as lojas virtuais vão remeter o cliente à página do banco em que mantém conta para que ocorra a confirmação de algumas informações a fim de evitar fraudes.
"O cliente vai para a página do bankline, que é um ambiente que ele já está familiarizado", detalha o diretor. Somente depois da confirmação das informações a compra é liberada.
Para ter esse serviço, os bancos precisam fazer a contrata cão com a Visa, explica o executivo. "Segurança é uma etapa que preservamos, já que é essencial para a fidelização do cliente. Por isso, acreditamos que rapidamente a tecnologia vai se disseminar."
A tecnologia já está disponível para as instituições financeiras do Brasil, América Latina e Caribe e, por meio do banco do dados, poderá ser aplicada também nas compras presenciais, tanto com o cartão de crédito quanto com o de débito.
"Com essa tecnologia e pelo perfil do cliente e o comportamento dos gastos dele ao longo do tempo, vamos evitar, cada vez mais, as fraudes realizadas com os cartões", diz Ortega.
PARA EVITAR FRAUDES
•1
Assine o cartão logo que recebê-lo
•2
Não deixe o cartão em lugares de fácil acesso, como no carro ou na gaveta do escritório
•3
Quando viajar para o exterior, avise ao banco as cidades de destino e quanto tempo ficará fora do País
•4
Confira o valor digitado na máquina antes de inserir a senha ou de assinar o recibo
•5
Guarde o comprovante até a sua fatura chegar
•6
Nunca anote sua senha, memorize-a
Nenhum comentário:
Postar um comentário