jornal Brasil Econômico 20/08/2010 - Mariana Celle
A brasileira Sapore Benefícios está ampliando seu leque de produtos. Além dos cartões convencionais, do tipo vale refeição/alimentação e vale-transporte, a empresa lança o cartão benefício-viagem que permite que o funcionário possa comprar passagens aéreas, rodoviárias, alugar veículos e reservar hotéis, entre outros.
"A oferta desse benefício inédito no mercado deve gerar acréscimo de cerca de 10% ao nosso faturamento em 2011", diz Eduardo Guerreiro, presidente da empresa. A Sapore Benefícios, resultado da fusão, que ocorreu em março de 2009, entre a Gran Sapore, fornecedora de refeições coletivas, e a BQ Benefícios, empresa de pagamento de refeições por cartão, deverá faturar R$ 700 milhões este ano.
Construtora pioneira
O serviço foi testado no último mês de junho com cerca de 10 mil funcionários da Mendes Júnio em uma obra do consórcio em que atuam também a Setal e MPE, no Paraná. "A empresa tem um acordo com o sindicato da categoria segundo o qual, a cada 90 dias promove a volta dos trabalhadores aos seus domicílios de origem", afirma Guerreiro. Em agosto, mais duas obras da Mendes Júnior, serão atendidas pela Sapore e outras 29 estão em fase final de negociação. Cada obra com 10 mil funcionários representa retorno de R$ 1 milhão para a empresa.
A Sapore criou o serviço a partir da demanda da construtora mineira, mas pretende, nos próximos meses, expandi-lo para outras companhias. "Para as empresas, o benefício representa economia em termos operacionais, uma vez que, a cada 90 dias, o setor de Recursos Humanos da empresa tinha que dedicar boa parte do seu tempo na compra de passagens”, afirma Guerreiro.
Cartão para o Natal
Com a perspectiva de gerar lucro de até R$ 20 milhões este ano, a Sapore se prepara para lançar seu "vale-Natal" com a proposta de substituir os presentes ofertados pelas empresas por um cartão de valor a ser definido, que poderá ser usado para compra em supermercado.
"Ter a escolha do que comprar faz com que as pessoas valorizem mais, pois vão usar o presente em algo da preferência delas", explica Guerreiro.
Concorrência
Com os serviços atuais, cerca de três mil empresas-clientes e 240 mil usuários dos cartões-benefício são atendidos pela Sapore. Entre os concorrentes da empresa está o grupo francês Sodexo, multinacional do ramo de benefícios que atua há 30 anos no Brasil. A Visa Vale é outra concorrente direta que tem mais de 70 mil empresas-clientes, 4,7 milhões de cartões ativos e 22 milhões de transações por mês.
Cultura também pode ter cartão
A Sapore Benefícios se prepara para ofertar o vale-cultura, baseada no projeto de lei 5.798 de 2009, segundo o qual cada beneficiário receberá ajuda mensal de R$ 50 para custear entradas de cinema, teatro e outras atividades artísticas, assim como adquirir livros, CDs e DVDs.
“Claro que os benefícios de subsistência são importantes mas o vale-cultura gera motivação no funcionário que o recebe", diz Eduardo Guerreiro, presidente da empresa. "Eu acredito que o benefício-cultura será o novo PAT (Programa de Alimentação do Trabalhador), sendo um motor que movimentará o segmento de cultura, assim como o PAT fez com os restaurantes”, afirma.
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