jornal Diário do Grande ABC 24/08/2010 - Bruna Gonçalves e Michelly Cyrillo
O estacionamento rotativo no bairro Barcelona, em São Caetano começa a operar no próximo mês. A instalação da Zona Azul divide opiniões de comerciantes e moradores.
O rotativo não tem data definida para começar a funcionar. Mas valerá de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h e aos sábados das 8h às 13h. O preço da tarifa será de R$ 1,50 por hora de utilização de vaga, até o limite máximo de duas horas de permanência.
"Acho que já deveria ter começado a cobrar para estacionar na rua há anos. Aqui é super complicado parar", disse o comerciante da Rua Taipas, Francisco Gonçalves.
A moradora do bairro Aparecida Gregio Guilherme, 58 anos, pesa as vantagens e desvantagens do serviço. "Agora os motoristas que deixavam o carro na minha rua para ir trabalhar ou ir para Rua Taipas terão de pagar. Por outro lado, a cobrança dificultará a visita de familiares e amigos", disse aposentada, que mora na Alameda Cassaquera.
O cartão de estacionamento pode ser adquirido nos comércios credenciados ou através dos agentes de fiscalização.
A cobrança do bilhete pode ser também por meio de telefone celular, onde o usuário previamente cadastrado paga apenas pelos minutos em que fica parado na vaga. O usuário que optar pela facilidade deve se cadastrar pelo telefone 3509-9410, ou no site www.celloauto.com.br. É preciso informar, além de dados pessoais, o número do celular que deverá ter os valores debitados, a placa do veículo e a forma de pagamento - boleto bancário, débito em conta ou cartão.
Haverá tolerância de dez minutos para os motoristas adquirirem ou trocarem o bilhete. No caso de verificação de qualquer irregularidade, o agente de fiscalização emitirá Aviso de Irregularidade, e apenas o agente de trânsito poderá autuar e aplicar uma multa de R$ 53,20
"A tolerância deveria ser de 30 minutos, para ser justo com o comércio. Acredito que irei perder muitos clientes, que não vão querer pagar o preço de uma hora para ficar 20 minutos", disse o encarregado do açougue da Rua Maceió, Claudio José de Sousa.
Para o atendente José Furtado, o movimento vai cair no primeiro mês. "Os clientes vão precisar se acostumar com o cartão. Mas como a compra é rápida, deve ser encaixar no período de tolerância", disse o funcionário de uma padaria na Rua Flórida.
Outra reclamação dos comerciantes é a falta de estacionamento para deixar os veículos. "Quem vem com o carro trabalhar terá de ficar trocando o cartão a cada duas horas. Desse jeito parte do salário vai para isso", explicou o atendente Marcelo da Silva, que trabalha Rua Oriente.
ISENÇÃO
Ficam isentos do pagamento pelo uso e ocupação de vaga do sistema de Zona Azul as motocicletas, desde que devidamente estacionadas nos locais destinados. os veículos de serviços públicos e oficiais, os conduzidos ou que transportem pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida, além de pessoas acima de 65 anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário