jornal Folha de S. Paulo 13/08/2010 – Eduardo Cucolo
Os cartões de crédito para pessoas com maior poder aquisitivo, classificados como "Premium", são os que mais crescem no país.
Segundo dados do Banco Central, esses cartões representam 4,5% do total. É praticamente o dobro do verificado há seis anos.
Esses clientes são responsáveis por 13,5% da quantidade de transações e por 40% das receitas geradas pelos cartões.
De acordo com as empresas do setor, o crescimento dessa base é um fenômeno em toda a América Latina e não só no Brasil, puxado pela melhora na renda e pela estabilidade financeira na região.
São considerados "Premium" desde cartões "platinum", cuja renda mínima varia de R$ 5.000 a R$ 7.500, até produtos que exigem renda superior a R$ 20 mil, como Visa Infinite e MasterCard Black, entre outros.
O crescimento desse grupo se deu, principalmente, sobre cartões para a classe média ("gold"), classificados como "intermediários" e com exigência de renda a partir de R$ 2.000 por mês.
Na disputa por clientes de maior renda, bancos e empresas de cartões investem, principalmente, em benefícios e vantagens ligados a viagens, seguros e diversão.
Um dos principais atrativos é a possibilidade de acumular mais pontos em programas de fidelidade, que permitem a compra de produtos ou bilhetes de companhias aéreas.
Enquanto um cartão "gold" gera apenas um ponto para cada dólar gasto, o produto para alta renda oferece pelo menos 50% a mais de pontuação para o mesmo valor de compras. No caso dos cartões "top", esse benefício é mais do que o dobro.
Embora não haja um perfil definido para esses consumidores, as empresas identificam nesses clientes pessoas em busca de "experiências exclusivas".
"Esse cliente não quer apenas ir ao shopping para fazer compras. Alguns viajam várias vezes por ano ao exterior, buscam serviços, querem ter um produto que é aceito", diz o vice-presidente de produtos da MasterCard, Maurício Alves.
EVENTOS ESPECIAIS
Além de parcerias com companhias aéreas e casas de espetáculos, é cada vez maior o número de projetos em conjunto com marcas famosas e grifes internacionais para promover eventos especiais para esses clientes.
"Precisamos garantir que a oferta de serviços seja a melhor para esses clientes", diz Percival Jatobá, diretor-executivo de produtos da Visa.
Outra característica que acirra a competição por esses clientes é que muitos têm mais de um cartão. Não só para ampliar o limite de crédito, mas também para obter benefícios diferentes com empresas áreas, montadoras de veículos e estabelecimentos comerciais.
A empresária Fabiola Lacerda Abdala é um desses clientes que trocaram o cartão comum por outro com mais benefícios.
Como a maioria, ela possui dois cartões. Utiliza mais aquele que oferece uma pontuação maior para trocar por milhas aéreas. Deixa o outro, da bandeira concorrente, para ter mais opções de aceitação e datas diferentes para pagar a fatura.
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