redação Serfinco 24/08/2010
As lojas físicas têm sofrido com a recessão no Reino Unido mas os varejistas on-line têm assistido a um crescimento expressivo por conta dos benefícios que oferecem aos consumidores. Poder facilmente fazer pesquisas e comparações de preços na web são benefícios óbvios do e-commerce, mas a possibilidade de optar por uma variedade de planos de entrega, e a comodidade de fazer compras a qualquer hora, sem filas ou problemas de estacionamento, também tem sido fundamental para impulsionar a expansão das vendas eletrônicas.
De acordo com o mais recente relatório da eCommera, empresa de soluções e inteligência de comércio virtual, os britânicos estão gastando, em média, £71 por mês em produtos comprados pela internet e a tendência é de que os valores continuem a subir. Outro dado aponta que 42,6% estão fazendo compras on-line pelo menos uma vez por semana.
Principais informações levantadas:
• 36,25% dos entrevistados disseram ter aumentado o valor gasto em compras on-line ao longo do ano passado; apenas 18,65% declararam ter reduzido o montante.
• o preço é a principal razão dos consumidores fazerem compras pela internet, com 60,4% acreditando que fazem melhores negócios no comércio virtual do que nas lojas físicas. O segundo fator citado, com 50,8% das respostas, é a conveniência da entrega e, em terceiro lugar, com 39,3%, é a variedade de escolhas disponíveis on-line.
• entre os pontos negativos, imagens pouco claras, detalhes insuficientes e descrições incompletas dos produtos foram citados por 42,15% dos entrevistados; outros 31,65% reclamam de dificuldades de navegação no site; a falta de produtos em estoque foi lembrada por 26,10% dos respondentes.
• a maior razão para abandonar um site é ter feito uma aquisição que não correspondeu às expectativas ou à descrição do produto (41,75%); em seguida, vem o atraso na entrega do produto (19,15%) e, em terceiro lugar, insatisfação com o suporte pós-venda (18,05%).
• compras on-line deixaram de ser restritas a produtos de baixo valor: apenas 9,3% relutam em compras acima de £ 50 na web, sugerindo que o mercado para bens de luxo (roupas de grife, joias e até mesmo carros) vem puxando a média de gastos.
• redes sociais ainda têm pouca influência na escolha das lojas: apenas 5,1% dos respondentes assumiram ter feito compras em um site por indicação de redes sociais; até mesmo um e-mail marketing influencia mais (9,05%).
• a recomendação de amigos e familiares permanece de grande importância, com 70,9% citando como o fator decisivo na compra.
Na avaliação da eCommera, os resultados mostram que, enquanto o preço é crítico, são as especificações do produto, ofertas e o cumprimento do prometido que mais importam para uma experiência satisfatório dos clientes. Os aspectos operacionais (estoque, disponibilidade e entrega) da loja virtual também têm um grande impacto sobre os consumidores. O futuro retorno ao site depende de uma boa experiência, com expectativas atendidas e um bom suporte pós-vendas. Estes também são quesitos indispensáveis para que o serviço seja recomendado a outros.
Para maior sucesso nos negócios, os comerciantes devem atentar para informações de vendas que lhes permitam entender o impacto dos vários fatores sobre suas receitas e sua rentabilidade. Os lojistas precisam ter dados para controlar e gerenciar os elementos críticos e decidir como otimizar seus sites. Para a maioria, clientes fiéis são o motor do crescimento rentável.
Nenhum comentário:
Postar um comentário