29 de ago. de 2010

PAYPAL ESTIMULA CONCORRÊNCIA NA INTERNET

jornal Folha de S. Paulo 28/08/2010

A chegada ao país do gigante americano PayPal, líder mundial dos pagamentos on-line, está acelerando os planos dos principais concorrentes brasileiros.

Boa parte deles já está trabalhando na elaboração de novos serviços que estimulem ainda mais o crescimento das vendas on-line.

Hoje, 85% dos internautas temem abrir informações financeiras na internet. Por isso, empresas de pagamentos on-line passaram a vender soluções que protegem não somente os dados dos clientes como garantem a devolução do dinheiro caso ocorra algum problema.

As empresas que oferecem esses serviços atribuem boa parte do índice de 40% de crescimento anual do comércio eletrônico às novas formas de pagamento. Caso não existissem, dizem as empresas, essa taxa seria de 15%.

O diferencial do Mercado Pago, que pertence ao Mercado Livre (um dos maiores sites de vendas eletrônicas do país), será o parcelamento das compras em até 18 vezes. Também quer oferecer as transferências de valores focando prestadores de serviços do mundo real, um serviço que o PayPal já anunciou que fará no país. Uma babá, por exemplo, poderia receber o pagamento por transferência pelo site e sacar em uma agência bancária.

O PagSeguro, do portal UOL (empresa controlada pelo Grupo Folha), já possui essa ferramenta, mas está priorizando soluções que atraiam mais internautas às compras.

"Nosso foco ainda está em dar garantias às compras on-line para aumentar a base de consumidores", afirma Ricardo Dortas, diretor do PagSeguro.

"Hoje só 26% dos internautas realizam compras pela internet. Poderia ser o dobro se conseguíssemos convencer os demais a entrar nesse universo [com a oferta de modalidades de pagamentos]."

Até o final deste ano, o PagSeguro pretende ultrapassar em volume de vendas o Mercado Pago. Para isso, uma das novidades serão as transações via celular.

A MoIP Pagamentos, que tem o portal iG como sócio, já fechou parceria com um banco para lançar em outubro deste ano um cartão múltiplo (débito e crédito) com a bandeira da companhia.

Segundo Igor Senra, presidente da empresa, a função débito será atrelada à conta MoIP. "Temos diversas pequenas empresas que fazem suas vendas na internet e que recebem o pagamento via MoIP", diz. "Esses créditos serão lançados como saldo na conta do cartão delas."

No mundo real, o cliente da MoIP poderá usar essa função como se fosse uma conta-corrente. A função crédito será gerenciada pela administradora do cartão.

Na Pagamento Digital, que pertence ao grupo Buscapé, a estratégia é dar desconto na taxa mensal cobrada das empresas que usam o site para vender seus produtos desde que elas decidam usar os créditos recebidos como pagamento para quitar sua mensalidade.

"O desconto é de 5%, em média", afirma Denis Smetana, gerente-geral do Pagamento Digital.

O PayPal, adquirido pelo eBay (um dos maiores varejistas eletrônicos do mundo), instala-se no país já com 2 milhões de clientes.

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