25 de ago. de 2010

PANAMERICANO CRIA CARTÃO DE CRÉDITO PARA AS REVENDEDORAS DA JEQUITI

jornal Brasil Econômico 25/08/2010 - Thais Folego

A era das barras de ouro dos programas do Silvio Santos pode estar próxima do fim. A cultura do uso do cartão está entrando com força em várias empresas do grupo e promete substituir a tradicional forma de pagamento dos prêmios dados na brincadeiras na TV. "Pode escrever", diz Elinton Bobrik, diretor executivo de cartões do Banco Panamericano, em tom de brincadeira séria.

A instituição financeira do grupo acaba de criar um cartão de crédito internacional, emitido nas bandeiras Visa ou Mastercard, para as 150 mil revendedoras da linha de cosméticos Jequiti. Em pouco mais de 15 dias, foram emitidos 53 mil cartões e 26% desses plásticos já foram desbloqueados.

A meta é criar um capital de giro para as revendedoras, ampliando o prazo que têm para pagar os produtos. `Além de terem mais 30 dias de fluxo de caixa, elas podem comprar mais, pois o cartão tem um limite de crédito de 2,5 vezes o valor das últimas compras na Jequiti", explica Bobrik. Ele lembra, porém, que o cartão pode ser usado em outros lugares e tipos de compras.

Com o uso do plástico, as consultoras conseguem oferecer uma condição diferenciada para os seus clientes finais, que é um prazo maior para o pagamento, comenta Emerson Teixeira, diretor de Business Suport da Jequiti.

O programa de fidelidade do cartão utiliza bônus em que os pontos se convertem em produtos da própria linha. Cada R$ 100,00 em compras, a revendedora ganha R$ 2 em bônus. "Esse é o primeiro produto de uma série de outros, mas o cartão de crédito é o carro- chefe", diz o diretor do Panamericano. Segundo ele, está sendo criado um seguro de perda e roubo do cartão e de acidentes pessoais.

Teixeira avalia que há um mundo de possibilidades a serem exploradas, já que para muitas revendedoras esse é o primeiro contato com um produto financeiro, mas que há a preocupação em não "estressar" o canal com oferta de muitos produtos e serviços.

Segundo ele, a maior parte das consultoras se concentra nas classes C, D e E. Muitas não tinham cartão por não conseguir comprovar renda. "No nosso caso, o histórico de venda na Jequiti foi usado como histórico de renda para a análise de crédito do Panamericano", diz Teixeira.

Para as novas revendedoras, que ainda não têm um histórico de compra, Bobrik planeja criar um cartão pré-pago, que as consultoras carregam e depois usam para pagar os produtos, para as que quiserem participar do programa de bônus. "Com três ciclos de venda, porém, elas já podem ter seu histórico avaliado para ter o cartão", diz Teixeira.

Receber com cartão

Na outra ponta, a Jequiti também vai iniciar um projeto piloto nesse segundo semestre para que as revendedoras recebam o pagamento dos produtos com cartão. "Estamos fechando uma parceria com uma empresa que vai prover uma solução tecnológica, que pode ser uma máquina ou uma solução pelo celular, para dar também ao cliente final a possibilidade de pagar a compra com cartão, em até três vezes", conta Teixeira. Hoje, as revendedoras Avon usam o Foneshop, da Redecard, para receberem com cartão.

Plástico substitui tradicional carnê e financiamento direto nas lojas do Baú

A criação do cartão de crédito Jequiti faz parte de um movimento de venda cruzada entre as empresas do Grupo Silvio Santos que favorece o uso do cartão de crédito. Atualmente, nas Lojas do Baú, o cartão da loja responde por 80% das compras financiadas. Há seis meses, porém, ele só representava 20%, segundo Elinton Bobrik, diretor executivo de Cartões do Panamericano. "Hoje o cartão é o principal meio de pagamento e forma de parcelamento", diz.

Bobrik conta que a principal forma de financiamento era o Crédito Direto ao Consumidor (CDC) e inclusive os tradicionais Carnês do Baú estão com os dias contados. "O foco é este, fazer com que todas as operações sejam feitas com o cartão", diz o diretor do Panamericano.

A estratégia é tão definida, que nos últimos seis meses foram emitidos 100 mil cartões do Baú. Criado há dois anos, ele era pouco utilizado, tanto que no período foram emitidos apenas 40 mil plásticos. A expectativa, segundo Bobrik, é manter o ritmo. "Este mês, vamos emitir mais cerca de 17 mil cartões", estima.

Pelo telefone

Além das lojas do próprio banco, o Panamericano distribui cartões nas empresas do grupo e por meio de parceiros do varejo. Agora também começou a fazer oferta de cartões de crédito por telefone aos compradores dos títulos de capitalização Tele Sena. "Seis milhões de títulos da Tele Sena são vendidos todos os meses", contabiliza Bobrik, falando do potencial de clientes. "Como somos um banco que não tem conta corrente, temos que nos especializar", finaliza.

2 comentários:

sandra disse...

boa noite achei muito interessante,eu gostaria de obter o cartão,pois sou uma revendedora jequiti,e quando sera que vou receber o meu

Anônimo disse...

OLA SOU A LUCELIA ,SOU CONSULTORA JEQUITI A MUITO TEMPO A GOSTARIA DE SABER QUANDO EU VOU RECEBER O MEU