2 de nov. de 2011

CAÇULA DE PNEUS LANÇA CARTÃO PARA ELEVAR RECEITA

jornal Valor Econômico 17/10/2011 - Aline Lima

A tradicional rede paulistana de serviços automotivos Caçula de Pneus costuma reivindicar para si a criação do crédito parcelado direto ao consumidor. O ano era 1960, período de desenvolvimento da indústria automotiva no Brasil, quando a empresa lançou a campanha "Compre os quatro [pneus] de uma vez e pague um por mês".

Passado meio século, a Caçula de Pneus resolveu acomodar sua política de crédito em torno de um instrumento mais "moderno" - o cartão de crédito. Lançou pela Cetelem BGN, em maio deste ano, um cartão com a marca da empresa e bandeira Mastercard. Foram emitidos, de lá para cá, cerca de cinco mil plásticos.

Com o cartão Caçula de Pneus, o parcelamento subiu de quatro para seis vezes e, como de praxe nesse segmento, o cliente agora pode também participar de um programa de relacionamento atrelado ao plástico. Ao utilizar o cartão e acumular pontos, o consumidor poderá convertê-los em descontos nas 23 lojas próprias da rede, espalhadas pela Grande São Paulo.

O principal objetivo da Caçula de Pneus com a inciativa é expandir a receita para além do crescimento de 20% que tem experimentado nos últimos anos. A empresa faturou, em 2010, R$ 61 milhões e espera encerrar 2011 com R$ 73 milhões.

Mas, como ninguém troca o pneu do carro com a mesma frequência que vai, por exemplo, abastecê-lo, o grande desafio da Caçula de Pneus está, justamente, em aumentar a retorno dos clientes às suas lojas. Por isso, o cliente tem à disposição uma lista de serviços extensa como troca de óleo (feita, normalmente, duas vezes por ano), revisão e reparação de suspensão e freios, alinhamento de direção, balanceamento de rodas, entre outros, que poderão ser utilizados por meio dos pontos acumulados. A rede de serviços automotivos tem 450 mil clientes cadastrados (considerando aqueles que realizaram ao menos uma compra nos últimos quatro anos).

Além da expectativa de impulsionar as vendas, o proprietário da Caçula de Pneus, Carlos Alberto Delphim Pereira Costa, também enxerga no cartão uma possibilidade de ampliar a rede de lojas, atraindo parceiros por meio do sistema de franquias. A Caçula conta, atualmente, com 20 lojas credenciadas (sem contar as 23 próprias) que deverão começar a adotar seu cartão em 2012. No longo prazo, a ideia é ter uma rede de 100 lojas (50 próprias), presente também no interior de São Paulo e em outros Estados.

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