18 de set. de 2011

CAIXA INAUGURA CORRESPONDENTE BANCÁRIO NA CIDADE DE DEUS

portal Maxpress 15/09/2011

A Caixa Econômica Federal entregou hoje (15), na Cidade de Deus, um correspondente bancário que atuará em parceria com o primeiro Banco Comunitário da cidade. A inauguração contou com as presenças do secretário nacional de Economia Solidária, Paul Singer, do prefeito do Rio, Eduardo Paes, e do superintendente nacional de Programas Sociais da CAIXA, Ivan das Neves Domingues.

O posto funcionará das 9h às 17h dentro da Agência de Desenvolvimento Local existente no bairro e a previsão é atender cerca de 200 pessoas diariamente. A abertura do correspondente visa a contribuir com o aquecimento da economia na Cidade de Deus, que a partir desta quinta-feira está fortalecida pelo lançamento do CDD, moeda própria que tem valor equivalente ao Real, mas que oferece vantagens no comércio local por meio do Banco Comunitário.

“Esse é um dia importantíssimo para todo o processo de construção de bancos comunitários pelo país. Estamos há muitos anos aqui na Cidade de Deus, apoiando ações sociais, e queremos continuar atuando aqui todos os dias, cumprindo o nosso papel junto à população”, disse o superintendente nacional.

Atualmente, já são 62 bancos comunitários no país, implantados pelo Instituto Palmas. O primeiro foi em 1998, em Fortaleza, que hoje em dia já conta com uma carteira de crédito de R$ 4 milhões, 10 mil clientes, com uma geração de 1,8 mil postos de trabalho. O coordenador do Instituto Palmas, João Joaquim Melo, está otimista em relação à atuação na Cidade de Deus. “Esperamos gerar um crescimento anual no consumo local de 3%, o que significa R$ 230 mil a mais em compras no bairro. Nos próximos 7 anos, vamos resgatar 95% do consumo da população, que está sendo fora do bairro. E a Caixa, para nós, é estratégica, ajudando a manter a movimentação financeira na localidade”, explica.

Segundo Cláudio Martins, superintendente da CAIXA na região, “a presença de mais um correspondente bancário, além das duas lotéricas instaladas no entorno da comunidade, também proporcionará aos moradores mais conforto no recebimento de benefícios, como Bolsa Família, PIS, FGTS e seguro-desemprego, além do pagamento de contas.” O correspondente contará ainda com serviços de abertura de conta, empréstimos e solicitação de cartões de crédito.

Economia Solidária – O novo Correspondente CAIXA Aqui oferecerá também suporte ao Banco Comunitário por meio de um plano de desenvolvimento local, que prevê ações para geração de emprego e renda, saúde, educação e lazer. Na avaliação de Paul Singer, “a economia solidária está se difundindo no mundo inteiro em comunidades como essa aqui. A Venezuela copiou nosso exemplo em 2004 e hoje já são 3,6 mil, todos diferentes um do outro. O importante é quebrar a corrente do isolamento entre os pobres. Assim, nós vamos resgatar 16 milhões de pessoas que vivem abaixo da linha da pobreza, em uma cadeia solidária”.

O prefeito Eduardo Paes, logo após o anúncio do Complexo do Alemão como a próxima comunidade a receber o Banco Solidário do Rio elogiou as parcerias firmadas para erradicação da pobreza. “Temos muito orgulho de seguir estas políticas bem-sucedidas pelo Brasil para erradicar a pobreza. Fomos os primeiros a apoiar com ação própria o Bolsa Família com o Cartão Família Carioca, adaptado à nossa realidade. E o desenvolvimento comunitário passa pela Caixa”, afirmou.

Nenhum comentário: