18 de set. de 2011

PEDÁGIO ELETRÔNICO GANHA CONCORRENTE EM SP

portal R7 09/09/2011

A Secretaria de Logística e Transportes de São Paulo autorizou nesta sexta-feira (9) a empresa DBTrans, que já opera no Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, a atuar no sistema de cobrança eletrônica de pedágio nas rodovias sob concessão em todo o Estado de São Paulo. A autorização foi publicada no Diário Oficial do Estado.

Atualmente, no Estado de São Paulo, o serviço é prestado há cerca de 12 anos por uma única operadora, a STP - Serviços e Tecnologia de Pagamentos SA, que oferece o sistema Sem Parar. As concessionárias CCR, EcoRodovias e OHL são acionistas da STP.

A DBTrans se compromete a entrar no mercado paulista de pagamento de pedágio eletrônico cobrando uma mensalidade de R$ 6 de cada usuário. Hoje a mensalidade cobrada pela STP é de R$ 11,90.

Segundo a Artesp (Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo), a DBTrans vai lançar o modelo pré-pago de pagamento eletrônico, pelo qual o motorista carrega seu tag com um determinado valor e passa pelas praças de pedágio normalmente. Nessa modalidade, o usuário ficará isento da cobrança de mensalidade.

Para os caminhoneiros, a nova operadora vai introduzir no mercado paulista o vale-pedágio no formato eletrônico, com cobrança através de tag. Hoje há apenas o vale-pedágio no formato de papel e por cartão.

A previsão é que a DBTrans inicie oficialmente a operação em São Paulo até o final do ano. Até lá, de acordo com a Artesp, será realizada negociação com as concessionárias paulistas para adequação das praças atuais de pedágio para a nova operadora.

Nenhum comentário: