18 de set. de 2011

LOUCOS POR CHOCOLATE AGORA TÊM ATÉ CARTÃO DE FIDELIDADE

portal Época Notícias 14/09/2011 - Karla Spotorno

Quem não era chocólatra de carteirinha agora vai ficar. Pelo menos, pode. A Kopenhagen lançou o KopClub, um programa de fidelização dos seus clientes. Ou melhor. Nas palavras do homem de marketing da companhia, é um programa de relacionamento. “Programa de fidelidade é démodé, uma simples troca. Relacionamento leva a lealdade da marca”, diz Orlando Glingani, gerente de marketing e inovação da marca. O projeto foi desenhado por Glingani junto à Vivian Gottesmann, da Gott it!, empresa de marketing estratégico.

O programa funciona da seguinte forma: ao fazer uma compra, o cliente é convidado a associar-se ao KopClub, recebe um cartão Kopenhagen na loja e finaliza seu cadastro no site criado para o grupo, com login e senha personalizados. Ao acumular 150 pontos, ele resgata em uma das lojas um presente exclusivo aos sócios. É um serviço ou um brinde que não pode ser comprado.

Entre os parceiros e presenteadores, estão as marcas Amarula, Granado, Perfumaria Phebo, Expand, Montblanc, Rockstter, Mini Cooper, Grifes & Design, Unique, Companhia Athletica e Shoulder. No hotel Unique, por exemplo, o chocólatra ganha um café da manhã. Nas lojas do Mini Cooper, o presente é a pintura personalizada do teto do carrinho da moda. Para os parceiros, o acesso aos clientes é um dos benefícios. Ao tomar um café da manhã no salão descolado do Unique, o cliente acaba deixando seus dados para futuros contatos e sinalizando a aspiração de se hospedar em um ponto luxuoso.

Os executivos da Kopenhagen estão animados com o projeto. Ao longo de dois meses da fase piloto em Campinas e Salvador, 47% dos clientes efetivaram seus cadastros na internet e converteram a pontuação em benefícios. O percentual demonstra que dá para competir com os programas de fidelidade dos cartões de crédito e das companhias aéreas, que já oferecem uma gama de benefícios muito mais ampla que a oferta inicial do KopCLub. No período de testes, a equipe de marketing também conseguiu descobrir que 67% do público da marca é feminino, com idade entre 31 e 45 anos e sem filhos (51% não tem filhos).

Além de entender melhor quem é a sua clientela, o tiro da Kopenhagen com KopClub atinge outros alvos. O primeiro é dar mais um motivo para os chocólatras comprarem mais e mais. O segundo é ratificar o status premium da marca. Ao criar um clube com associados seletos e do alto luxo, como Montblanc e Mini Cooper, a marca brasileira de chocolates reafirma para onde está fazendo a mira. E ela está no alto da pirâmide.

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