4 de set. de 2011

CARTÕES: ALTA RENDA MOVIMENTA MAIS, MAS TEM MENOS OPÇÕES

portal InfoMoney 01/09/2011 - Tabata Pitol Peres

Embora números do Banco Central mostrem que o segmento de alta renda é o que mais amplia o faturamento dos cartões de crédito, o diretor de produtos da Visa afirma que deveria haver mais produtos para esses clientes.

"Do total de 500 produtos ofertados pelos bancos brasileiros, apenas 14% são voltados ao público de alta renda e apenas 2,2% são de cartões ultra, aqueles sem limite. É um número baixo, considerando as diversas opções que existem para a classe média, que está crescendo muito, mas ainda movimenta menos que as classes A e B", afirma Felipe Maffei, que participa do C4 2011 - Congresso de Cartões e Crédito ao Consumidor.

Perfil

Ainda de acordo com o executivo, os clientes dos cartões ultra - a categoria mais alta dos cartões de crédito - possuem, em média, cerca de quatro cartões, enquanto cidadãos das classes A e B possuem em média 2,7.

Além disso, 67% desse público divide seus gastos em mais de um cartão.

"Isso acontece por mais de um motivo, e são motivos diferentes dos da classe C, que precisa de mais de um cartão para parcelar mais e para ter várias datas de vencimento. Para o público de alta renda, ter mais de um cartão é importante porque quem não tem um cartão sem limite muitas vezes tem gastos maiores que os seus limites, embora a alta classe também parcele. Além disso, há quem divida gastos nacionais em um cartão e internacionais em outro", conta Maffei.

Ainda segundo ele, esse é um público que, estatisticamente, viaja cerca de três vezes ao ano para fora do país, a lazer, e 7,9 vezes pelo Brasil, também com o objetivo de diversão.

Nenhum comentário: