18 de set. de 2011

CAI PARA 38% O NÚMERO DE APROVAÇÕES DE FINANCIAMENTOS DE VEÍCULOS

portal InfoMoney 13/09/2011

Caiu para 38% o índice de aprovações de solicitações de crédito para veículos seminovos e zero quilômetro. De acordo com o levantamento da agência de varejo automotivo MSantos, no ano passado, o índice de aprovação era de 70%.

Segundo o economista da MSantos, Ayrton Fontes, a queda é reflexo das medidas macroprudenciais anunciadas em dezembro de 2010 pelo Banco Central, cujos efeitos passam a ser percebidos a partir do segundo semestre deste ano. O levantamento foi realizado em 20 concessionárias de veículos da Grande São Paulo.

Bancos

“Os bancos e as financeiras estão mais conservadoras nas aprovações de crédito para financiamento de veículos, exigindo, ao contrário do ano passado, entrada que varia de 20% a 40% na compra do veículo, principalmente nos financiamentos de longo prazo, além de terem maior critério na análise das fichas”, explica Fontes.

Segundo o economista, os juros médios cobrados para quem não dá entrada chegam a 2,5% ao mês. Para quem dá 20% de entrada, os juros médios chegam a 1,8% ao mês e, para quem oferece 40%, a taxa de juros é menor, chegando em média a 1,4% ao mês, nos financiamentos de 60 meses.

Balanço

Baseado nos dados da Anef (Associação Nacional das Empresas Financeiras das Montadoras), o economista avalia que o financiamento de veículos tem crescido a taxas menores e com inadimplência maior. De acordo com ele, o segmento fechou julho com saldo total de R$ 196,2 bilhões, crescimento de 14,6% na comparação com julho de 2010, abaixo da taxa de expansão do ano passado, ante 2009, que foi de 18,1%.

Nenhum comentário: