18 de set. de 2011

GIGANTE DOS PRÉ-PAGOS INVESTE NO BRASIL

jornal Folha de S. Paulo 10/09/2011 – Camila Fusco

De olho em um mercado que movimentará US$ 18 bilhões nos próximos anos, a americana Blackhawk, operadora de cartões pré-pagos de presente e de débito, desembarca no Brasil.

A empresa, que no mundo administra cartões de presente de marcas como Nike e Sephora -e de conteúdo digital como do iTunes, da Apple- abrirá escritório em São Paulo. As parcerias no país ainda não estão definidas.

Segundo o modelo de negócios, a Blackhawk fecha parceria com as marcas, sejam lojas físicas ou de conteúdo digital, sejam empresas de varejo, onde os cartões são vendidos.

Nos Estados Unidos, por exemplo, é comum ver cartões de presente da rede de roupas GAP à venda em redes de supermercados como a Target ou conteúdo de presente de jogos da Disney na varejista de eletrônicos Best Buy.

"O mercado brasileiro cresce rapidamente com uma classe média emergente de grande potencial para o consumo de cartões pré-pagos, como já ficou provado no mercado de telecomunicações", diz Daniel Dmochowski, líder de expansão internacional da marca.

Estima-se que, em 2010, o mercado nacional de cartões pré-pagos de celulares tenha movimentado US$ 10 bilhões.

MERCADO NACIONAL

Até hoje a empresa atuava em 18 países -EUA, Canadá e Japão, entre eles- com cartões em 100 mil pontos de venda. Na América do Sul, o Brasil é o primeiro país a receber o escritório.

Segundo levantamento da Mastercard ao qual a Folha teve acesso, o setor deverá crescer nove vezes até 2017 em relação aos US$ 2 bilhões movimentados em 2009.

O valor fica acima da média mundial para o período, que será de três vezes de expansão, segundo o estudo.

Para Dmochowski, o Brasil deve seguir tendência semelhante à dos EUA no início da década passada, quando o segmento de cartões pré-pagos começou a se popularizar. Hoje, US$ 40 bilhões são movimentados por ano.

O conteúdo comercializado pela Blackhawk inclui serviços on-line, conteúdo digital e lojas físicas, além de cartões de débito pré-pagos.

No mundo, a empresa tem parceria com a Visa. O comprador que escolhe um cartão do gênero (chamado de "open-loop") escolhe o valor do crédito, que pode ser gasto nos estabelecimentos que aceitam a bandeira do cartão.

O modelo de negócios da Blackhawk é baseado na emissão dos cartões, compartilhamento de receita sobre a venda e serviços para ativação junto às marcas.

Até o fim do ano, os planos do Blackhawk envolvem a venda de cartões pré-pagos para jogos de internet, em até duas redes de varejo ainda não divulgadas. O grupo quer ainda negociar cartões com produtos locais.

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