4 de set. de 2011

BANCO VOTORANTIM VAI ANUNCIAR NOVO PRESIDENTE DA INSTITUIÇÃO

jornal DCI 02/09/2011 – Panorama Brasil

Até a semana que vem será anunciada mudança no comando do Banco Votorantim. Segundo integrantes do governo, o atual presidente, Wilson Masao Kuzuhara, será substituído por João Teixeira, vice-presidente da instituição. O nome foi fruto de acordo entre a administração do banco e o governo federal.

O Banco do Brasil é sócio do Votorantim desde 2009, quando comprou 49,99% do capital votante da instituição e 50% do capital social, por R$ 4,2 bilhões.

Consignado

Cerca de 1,5 milhão de servidores públicos estão amarrados a uma só instituição financeira para obter crédito consignado, que é descontado automaticamente na folha de pagamento. O levantamento foi realizado pela Federação de funcionários públicos municipais e estaduais de 12 estados, a Fesempre, que obteve na quarta-feira uma vitória importante nessa questão.

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) determinou que o BB suspenda os contratos com exclusividade desse tipo imediatamente. Se não agir dessa forma após ser notificada oficialmente, a instituição terá de pagar R$ 1 milhão de multa por dia. Além disso, o órgão antitruste iniciará uma investigação na instituição para verificar, entre outros pontos, se houve abuso do banco na determinação da taxa de juros. Mas não é apenas o BB que possui contratos de exclusividade. Também estão na lista elaborada pela Fesempre instituições como Caixa, BRB, Bradesco e HSBC.

No mapa do monopólio do consignado feito pela federação, que considera contratos de vários estados e municípios e diferentes bancos, a Bahia é o que conta com o caso mais crítico. Isso porque, segundo a Federação, apesar de a Justiça já ter determinado o fim da cláusula de exclusividade, nada foi feito. "O governo Jaques Wagner simplesmente desconsiderou a sentença. O Judiciário estuda a aplicação de medidas coercitivas", trouxe o comunicado.

Nenhum comentário: