18 de set. de 2011

PARA ESPECIALISTAS, MODELO PRÉ-PAGO É QUE VAI IMPULSIONAR A INCLUSÃO BANCÁRIA NO BRASIL

portal Executivos Financeiros 12/09/2011

Quando questionados sobre a questão de ganho de escala de pagamentos móveis no Brasil, especialistas da OI, Visa, Vivo, Nokia Siemens Networks, Mastercard, TIMwe, Orion Consultores Associados e Springs Wireless, no evento Futurecom, são unânimes no ponto de vista: deveríamos discutir mais os modelos de negócio e menos os modelos tecnológicos, que já estão bem avançados.

No mundo, mais de 2 bilhões de pessoas tem celular, mas não estão bancarizadas. Hoje, comentam os especialistas, um dos principais objetivos da indústria financeira e de Telecom é um modelo de negócio viável e acreditam que o modelo pré-pago é que vai impulsionar a inclusão bancária no Brasil.

O Diretor de Produtos e Serviços Financeiros da Vivo, Mauricio Ferreira Agudo Romão, comenta sobre a importância do mobile money para bancarizar as pessoas:

“Consumidores de classes mais baixas têm medo dos bancos e a constante impressão de que não foram feitos para eles. É preciso construir um modelo em que os bancos estejam por trás, mas que um terceiro, já de familiaridade das pessoas, faça a intermediação. Esse terceiro são as operadoras. Todos já estão acostumados com o uso do celular pré-pago, por ser um produto barato. O celular chega onde o banco não chega, o acesso é mais fácil, por isso as operadoras são quem tem mais a agregar valor na inclusão bancária”.

Nenhum comentário: