11 de mar. de 2011

TICKET SE ESTRUTURA PARA ATRAIR CLIENTES DE PEQUENO PORTE

jornal Brasil Econômico 11/03/2011 - Carolina Pereira

Atingir R$ 22 milhões em vendas novas em clientes com de um a 500 funcionários é a expectativa da empresa de serviços de alimentação Ticket, do grupo Edenred, para este ano. A Ticket informa ter clientes gigantes como Contax e Correios, com mais de 100 mil funcionários cada, e ainda ser vista por muitos empresários como uma fornecedora de grandes corporações. Para mudar essa visão e conquistar os pequenos, a empresa investiu na criação de uma área de vendas exclusiva para prospecção e atendimento à empresas de menor porte.

Chamada de Ticket Center, a divisão, que fica dentro da Contax, tem cem posições de atendimento voltadas exclusivamente para oferecer serviço personalizado desde a elaboração da proposta até as demandas pós-venda. Antes, os clientes de pequeno porte eram atendidos pelo mesmo call center que os demais, também na Contax, com 200 atendentes.

O Ticket Center tem investimento inicial de R$ 1 milhão em tecnologia e treinamento de profissionais. Apenas em software, a empresa fechou contrato de R$ 500 mil com a NetCallCenterOrbium para reduzir o tempo de atendimento ao cliente e diminuir em 40% o tempo médio de treinamento das equipes.

Segundo Alaor Aguirre, vice- presidente da Edenred Brasil, a carteira de clientes da Ticket que tem até 500 funcionários movimenta anualmente mais de R$ 1,5 bilhão e é composta por 35 mil empresas. A expectativa é que com o centro de atendimento a área cresça acima de 15% em 2011. A meta exclui a possível aprovação do vale-cultura pelo governo neste ano, que é o que a Ticket espera que aconteça.

Para atingir esta meta de crescimento, Aguirre colocou no comando do Ticket Center Plínio Brito, executivo especializado em atender clientes de grande porte, na empresa há quase 20 anos. "O segmento de grandes empresas está tomado. Queremos que o pequeno seja atendido como o grande para crescer nessa área", diz Aguirre.

Uma das metas do call center especializado em pequenas é que o cliente seja sempre atendido pelo mesmo funcionário. Para tentar garantir a permanência dos profissionais no call center, área que tradicionalmente tem grande rotatividade, Aguirre afirma que os atendentes receberão salários de 20% a 25% maiores que o piso da categoria. Segundo o Sindicato Paulista das Empresas de Telemarketing, Marketing Direto (Sintelmark), o salário mínimo para a atividade em 2011 é de R$ 532 para jornada de trabalho de 180 horas mensais.

No total, 5,3 milhões de trabalhadores utilizam benefícios da Ticket no Brasil, o que garante movimento anual de R$ 8,7 bilhões. São 65 mil clientes.

Operação mundial

Atualmente, o Brasil representa um terço das vendas da Edenred no mundo. A empresa está presente em 40 países. Segundo Aguirre, a expectativa é que a companhia cresça até 8% em 2011 no mundo, mas "o Brasil deve empurrar esta média para cima". A companhia fechou o ano passado com receita de € 965 milhões, alta de 7% em relação ao ano anterior.

O ano passado foi o da criação da Edenred, em junho, quando os acionistas da Accor concordaram em dividir as áreas de hotelaria e serviços e criaram a nova marca, totalmente focada em serviços pré-pagos como o vale-refeição.

Aquisição está nos planos deste ano

Segundo Alaor Aguirre, vice- presidente da Edenred no Brasil, marca que engloba os negócios da Ticket, aquisições estão nos planos de crescimento da empresa no país neste ano. "O foco está em empresas regionais que tenham algum diferencial em relação ao nosso negócio principal." Um dos diferenciais procurados, segundo ele, é na área de atendimento ao cliente.

O executivo, no entanto, não diz qual será o montante que deve ser direcionado para compras no país. No ano passado, a empresa adquiriu a Mimética, empresa voltada para marketing de incentivo que estava no mercado desde 2006, e criou a Accentiv'Mimética.

Neste ano, possíveis joint ventures também não estão descartadas, segundo Aguirre. Ainda de acordo com o vice- presidente, não há uma região prioritária no Brasil para a compra ou a joint venture acontecer.

No mundo, a Edenred (ex -Accor Services) adquiriu, nos últimos meses, outras duas empresas. Na Romênia comprou a Euroticket por € 5,5 milhões e passou a deter 40% de participação de mercado no pais. Em outro país europeu, a Itália, a companhia pagou cerca de €12 milhões pela Ristochef, a sétima maior provedora de vouchers para refeição do país, e também alcançou mais de 40% de participação no país.
De acordo com Aguirre, atualmente o Brasil é responsável por um terço da receita global da Edenred, que no ano passado foi de € 965 milhões. Se levado em consideração todo o continente latino-americano, a representatividade no faturamento total é de 50%. Em 2009, o volume de cartões e vouchers emitidos totalizou € 12,4 bilhões, sendo mais de 50% em países emergentes.

Atualmente a Edenred está em 40 países, tem 6 mil colaboradores, cerca de 500 mil clientes e 33 milhões de usuários.

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