27 de jul. de 2011

VIVO INVESTE EM TECNOLOGIA DE INTERAÇÃO PARA EVENTOS

portal Brasil Econômico 26/07/2011 - Weruska Goeking

Durante a Expo Y, evento voltado para negócios da geração Y, a Vivo trouxe a versão atualizada de seu Vivo Pass, tecnologia que permite a troca de informações entre os participantes do evento.

Ao chegar no evento - gratuito - as pessoas tinham a opção de fazer um cadastro que incluía desde informações como signo e idade aos assuntos de interesse no evento. Os dados eram colocados em um chip e colado no aparelho celular dos participantes.
Dispositivos colocados em pontos específicos da Expo Y permitiam que o visitante compartilhasse links com o vídeo em streaming da palestra que estava assistindo para amigos no Facebook e no Twitter.

Um telão touchscreen permitia, após a leitura dos dados no chip, trocar contatos com pessoas com interesses semelhantes (os dados como o número de telefone iam direto para o email do escolhido) e até mesmo marcar um café ali mesmo, no evento, e quem sabe fechar negócios ou iniciar parcerias.

Não se sabe quantas parcerias foram iniciadas no evento ou quantas foram possibilitadas pela tecnologia, mas 1.600 - dos 4 mil presentes - utilizaram a tecnologia em 5.800 interações com outros participantes, check-in e compartilhamento das palestras via Facebook e Twitter.

Cristina Duclos, diretora de marketing da Vivo, não revela quanto foi investido para o desenvolvimento do Vivo Pass ou o custo de cada evento para a companhia, mas adianta novidades para o próximo You Pix - que acontece de 17 a 19 de agosto -, como disponibilizar o telão com informações estatísticas do evento também na versão on-line, possivelmente no site da empresa.

Há também a possibilidade de vender a tecnologia para eventos dos quais a Vivo não seja parceira, como congressos e workshops - onde a troca de cartões de visitas já é tradicional. Embora haja interesse, Cristina afirma que nenhum negócio desse tipo foi concretizado ainda.

Nenhum comentário: