jornal Valor Econômico 22/07/2011 - Júlia Pitthan
Com uma base de 50 mil clientes, o shopping Iguatemi Florianópolis estreou ontem uma plataforma de vendas on-line que vai seguir os princípios dos sites de compra coletiva. Segundo o gerente de marketing Rafael Fiedler, o Clube de Compras vai funcionar como uma extensão do ambiente físico do shopping - apenas lojas e serviços com operação no centro de compras serão convidados a participar.
Inaugurado em 2006, o Iguatemi Florianópolis tem 153 lojas em operação e foi construído por uma sociedade entre a Pronta Empreendimentos e Participações, que detém 70%, e a Iguatemi, com 30%. Segundo Fiedler, o Clube de Compras funcionará de forma piloto em Santa Catarina, mas há intenção de outros shoppings da rede adotarem o modelo ainda este ano. A expectativa é que a plataforma de vendas on-line possa faturar entre R$ 300 mil a R$ 500 mil ao mês já nos primeiros meses de operação, avalia o gerente.
No primeiro trimestre do ano, o grupo Iguatemi informou uma receita líquida de R$ 68,9 milhões, um crescimento de 22,3% em relação ao mesmo período do ano anterior, e um lucro líquido de R$ 31,5 milhões, incremento de 15,8%. A Iguatemi detém participação em 11 shopping centers n o país, que totalizam mais de 380 mil m2 de área bruta locável.
De acordo com Fiedler, a plataforma foi desenvolvida em parceria com a DMTI, empresa de São Carlos, no interior de São Paulo, e levou mais de seis meses para ser concluída. O aplicativo já possui versão para dispositivos móveis que pode ser acessado em celulares e tablets.
Segundo o gerente de marketing, o clube de compras do Iguatemi vai permitir que os lojistas divulguem ofertas para grupos específicos de clientes, por meio dos dados disponíveis na base. Além disso, já que para fechar a compra o cliente precisará ir até o shopping, a estratégia deve incrementar o fluxo de pessoas no Iguatemi. Os descontos oferecidos vão variar de 20% a 90%. O projeto foi inspirado na rede LivingSocial, projeto de e-commerce nos Estados Unidos, avaliado em US$ 3 bilhões.
No Brasil, o Shopping São José, na região metropolitana de Curitiba, lançou um site próprio de compras coletivas em fevereiro deste ano. Batizado de Compra Coletiva Shopping São José, a plataforma on-line demandou investimentos de R$ 10 mil. Atualmente, são cerca de 6,5 mil clientes cadastrados. O Shopping São José tem área bruta locável de 15,6 mil m2, mais de 130 lojas satélites e seis lojas âncoras. Ao todo, 52 lojistas aderiram à plataforma online. O site Compra Coletiva Shopping São José tem registrado uma média de 900 a 1,1 mil acessos por semana. A empresa responsável pelo desenvolvimento da plataforma on-line é a Go Lab.
Em 2010, o volume de vendas on-line no Brasil foi de R$ 14,8 bilhões, segundo o site e-bit, com crescimento de 40% sobre o ano anterior. No primeiro semestre deste ano, o faturamento do setor foi de R$ 6,7 bilhões, um aumento nominal de 40% sobre o mesmo período de 2010.
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