25 de jul. de 2011

FOURSQUARE APOSTA NO MERCADO BRASILEIRO DE REDES SOCIAIS

portal Folha Online 22/07/2011 – Amanda Demetrio

O Brasil é a próximo grande território a ser conquistado pelo Foursquare, serviço que junta conceitos de rede social e geolocalização.

"Nós temos visto um crescimento tremendo no número de usuários no Brasil. Estamos bastante empolgados com isso", disse Holger Luedorf, vice-presidente de mobile e parcerias do Foursquare, em entrevista exclusiva à Folha. "Ao que tudo indica, estamos no início do processo que vai tornar o Brasil um dos principais mercados para o Foursquare."

Luedorf, que lidera os esforços internacionais da empresa, conta que o Foursquare trará novidades para o país. "Temos ótimas funções e melhoras que implantaremos no Foursquare em um futuro próximo. Esperamos levá-las ao mercado brasileiro em breve", disse o executivo.

Apesar da empolgação em relação ao Brasil, Luedorf revela que a empresa ainda não tem planos de abrir um escritório no país --ao contrário do que fizeram Google e Facebook, que já têm representantes locais.

EXPANSÃO

No final do mês de junho, o Foursquare contabilizou mais de 10 milhões de usuários em todo o mundo (foursquare.com/10million), com mais de 358 milhões de check-ins fora dos Estados Unidos --a empresa foi fundada em Nova York.

Com o Foursquare, os usuários podem fazer um check-in ao chegar a um determinado lugar, avisando seus amigos de sua localização.

Também é possível acessar os lugares favoritos dos seus amigos. A ideia é adicionar uma camada à exploração do que há de melhor nas cidades.

Foursquare cresce em circunstâncias desfavoráveis no Brasil

O Foursquare cresce no Brasil mesmo estando em solo infértil. "Nós não entendemos exatamente por que o Brasil está crescendo tão rápido, mas vamos continuar a dar suporte a esse mercado em um futuro próximo", disse Holger Luedorf, vice-presidente de dispositivos móveis e parcerias do Foursquare.

No país, o crescimento do acesso à rede social ainda esbarra em barreiras como o idioma local. "O produto ainda não foi localizado [traduzido para o português] no Brasil, o que é uma desvantagem normalmente, mas temos muitos usuários entusiasmados nesse mercado", diz Luedorf.

Também freia o acesso a necessidade de ter um smartphone com acesso rápido à internet para poder aproveitar da melhor maneira todas as funções do serviço.
Apesar disso, o executivo destaca que o Brasil é bastante experiente e interessado em questões relacionadas à internet, além de ser um país muito "social". "São dois aspectos que continuamente ajudam o nosso crescimento no Brasil", completa o executivo do Foursquare.

SUPERUSUÁRIOS

O Foursquare tem uma comunidade de superusuários, que agem por trás das cortinas para que o serviço continue funcionando em ordem. São eles que resolvem problemas como a duplicidade de venues (nome dado aos lugares cadastrados no site) e o ajuste das categorias de cada estabelecimento. Eles também são responsáveis por fazer edições que os usuários pedem para alguns locais.

A comunidade também existe no Brasil. "Lá no final de 2009, os primeiros usuários que começaram a dar muitos check-ins e a contribuir com novos lugares viraram superusuários", conta o publicitário Luiz Yassuda, um superusuário de nível 2 do Foursquare.

"Com o passar do tempo, os que estavam ajudando mais foram elevados para outras categorias", explica. Segundo Yassuda, as categorias variam de acordo com as permissões de edição que cada superusuário tem.

Para fazer parte da comunidade, é preciso ser um usuário ativo e fazer uma espécie de prova. "Fui avisado de que meu perfil e a prova seriam analisados", diz Yassuda. "Eram perguntas sobre como eu resolveria algumas situações que ocorrem no dia a dia do Foursquare."

No Brasil, a comunidade de superusuários tem suas singularidades. Eles montaram um grupo de discussão para debater as melhores práticas para cuidar do Foursquare no Brasil --uma iniciativa independente da empresa. "Temos muito trabalho limpando algumas coisas que os usuários fazem, e a comunidade ajuda bastante", conta Yassuda.

MUDANÇAS

O Foursquare está anunciando uma série de pequenas mudanças para aprimorar a experiência dos usuários do serviço.

Entre as melhorias está a possibilidade de fazer check-in em eventos, e não apenas em lugares. Em vez de fazer um check-in em um cinema, será possível anunciar aos seus amigos qual filme se está vendo.

Empresas premiam usuários do Foursquare

Quem quer explorar as cidades brasileiras por meio do Foursquare já tem diversas opções de Specials --promoções, descontos e mimos promovidos por empresas para os seus clientes que fazem check-in no serviço.

"É uma questão de relacionamento com o cliente. A ideia é premiar e valorizar essas pessoas que fazem check-in", afirma Paulo Gustavo Gomes, gerente da rede de hotéis Pestana.

Ao fazer check-in em um dos hotéis da rede, o usuário ganha uma bebida de recepção. Além disso, o prefeito (mayor) de cada estabelecimento dorme em um quarto melhor do que aquele pelo qual pagou.

Segundo Gomes, foram 1.850 check-ins nos hotéis da rede desde 1º de junho. Desse total, 350 foram beneficiados com uma das opções de Special oferecidas.

No começo do ano, o metrô do Rio de Janeiro também premiou seus usuários de Foursquare. Na promoção, os prefeitos de cinco estações escolhidas ganhavam camisetas e ingressos para ir a eventos promovidos pelas parcerias culturais da empresa.

Para encontrar Specials promovidos por empresas da sua cidade, acesse o site 4squareoffers.com.

Empresas interessadas em criar promoções na ferramenta social podem ir a foursquare.com/business.

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