Um empreendedor de sucesso
jornal O Estado de S.Paulo 08/05/2011 – Jenniper Gonzales
Mesmo quando perguntado sobre o que gosta de fazer, Eduardo Guerreiro, criador da empresa de cartões Sapore Benefícios, tem dificuldade de deixar o tom corporativo de lado. Pudera. Dos seus 34 anos de vida, ele atua no ramo desde os 18, quando enxergou uma oportunidade de negócios e não a deixou escapar.
“Estava na faculdade de economia em Porto Alegre e trabalhava na área financeira de uma empresa de transporte de ônibus. Fiquei sabendo que os funcionários da categoria passariam a receber cartões de alimentação devido a uma negociação sindical e tive a ideia de abrir a empresa”. Ajudou o fato de sua família ser dona de 13 companhias do setor de ônibus. “Em vez de dar o negócio para outra empresa do mercado, via a chance de atender esses funcionários. Apesar de o meu pai ter me ajudado inicialmente, construí tudo com esforço”.
O empresário lembra que podia ter ido trabalhar em uma das companhias da família, mas desejava fazer sua própria história. “Queria estudar e trabalhar ao mesmo tempo, foi por isso que optei por não fazer a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, que é em período integral”, diz.
Antes de criar a futura companhia, Guerreiro fez um plano de negócios. “Comecei a pesquisar o mercado, precisava descobrir qual era a lógica do segmento, como se ganhava dinheiro, quais eram os riscos, os concorrentes e qual seria o volume necessário de investimento. Vi que era um mercado que demanda volume para ser lucrativo”, conta.
Das 13 empresas do grupo familiar, Guerreiro abocanhou nove, além de conquistar outros seis clientes em sua primeira fase. A Banquete foi crescendo, mas sempre limitada a uma atuação regional (Rio Grande do Sul e Santa Catarina). “Recebia muitas propostas de multinacionais de cartões para vender a empresa, mas gostava do que fazia e queria continuar crescendo”, recorda. “Foi quando Daniel Mendes, dono da Gran Sapore, empresa de restaurantes corporativos, me chamou para juntarmos forças”. Antes da fusão, em 2009. a Banquete tinha 1,5 mil clientes e 100 mil usuários de cartões. Hoje, a nova companhia, A Sapore Benefícios, possui 3 mil empresas clientes e 340 mil consumidores. “Nossa empresa de restaurantes corporativos, a Gran Sapore, é um importante canal de vendas para a Sapore Benefícios e uma forma interessante de atrair novos clientes. Muitas vezes consumidores também se tornam associados de nossa empresa de cartões”, afirma. A matriz da Sapore Benefícios fica em Alphaville, São Paulo.
Guerreiro acredita que, para se sobressair no mercado, é necessário muito esforço. “Trabalho em média 13 horas por dia”. Ele também diz que é importante gostar do que faz. “Adoro vender e conquistar novos clientes”. Outra lição que aprendeu é que não se faz nada sozinho. “Investimos para contratar profissionais de excelência e darmos a eles participação nos lucros”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário