redação Serfinco 02/12/2010
A Visa, líder global em tecnologia de pagamento eletrônico, desenvolveu uma solução inédita de pagamento, usando a plataforma da Central de Identificação da Autoridade Indiana (UIDAI - Unique Identification Authority of India). A solução é projetada para fornecer uma infraestrutura de pagamento para titulares de Aadhaar, especialmente os não bancarizados ou àqueles com pouco acesso a serviços bancários. O Aadhaar é um código de 12 dígitos que a UIDAI emitirá para cada um dos residentes indianos que vivem no país.
Uma proporção muito pequena da população indiana tem conta bancária e a plataforma do Aadhaar pode ser usada para levar serviços bancários para esse contingente desbancarizado. A entidade tem planos de emitir os códigos para 600 milhões de habitantes nos próximos quatro anos, com 1,1 milhão matriculado no primeiro ano.
Como parte da solução proposta, uma pessoa cadastrada no Aadhaar pode receber um cartão de pagamento Visa emitido por banco parceiro. A Visa está aperfeiçoando os seus sistemas para lidar com dados biométricos e vai integrar os dados de pagamento ao sistema de autenticação biométrica do Aadhaar. A TSYS é a parceira de tecnologia biométrica de autenticação para o projeto UIDAI.
Elizabeth Buse, executiva da Visa, disse que muitos indianos têm pouco ou nenhum acesso ao sistema bancário na Índia mas agora eles poderão se beneficiar de toda a segurança, confiabilidade e conveniência que um cartão Visa tem para oferecer. Esta é uma iniciativa pioneira e um grande exemplo de uma parceria público-privada em ação. Ela se disse muito satisfeita em fazer parte de um projeto tão importante na Índia.
Uttam Nayak, country manager da região Índia e Ásia-Pacífico, manifestou-se muito animado com a colaboração firmada. Através da parceria, a Visa continuará a honrar o seu compromisso de estender os vários benefícios dos pagamentos eletrônicos às comunidades não bancarizadas, fornecendo a infraestrutura para processar transações de pagamento com autenticação biométrica de Aadhaar. Com isso, permitirá ainda que o Governo da Índia execute suas estratégias de inclusão financeira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário