1 de dez. de 2010

SAP E AMERICAN EXPRESS LANÇAM SOLUÇÃO INTEGRADA DE PAGAMENTO

portal Executivos Financeiros 01/12/2010

A SAP AG e American Express iniciam o desenvolvimento de uma solução integrada, permitirá aos clientes da SAP nos Estados Unidos processar pagamentos eletrônicos de modo mais contínuo e coerente com esta bandeira de cartões. Com esta colaboração, as empresas pretendem eliminar obstáculos capazes de atrasar ou impedir que as empresas adotem pagamentos eletrônicos, tais como o custo elevado de adoção e a interligação com milhares de sistemas de terceiros.

Atualmente, as empresas usam muitas interfaces distintas de sistema para transações eletrônicas, entre os sistemas de seus parceiros no setor bancário e fornecedores da companhia, bem como entre os seus próprios sistemas ERP (Enterprise Resource Planning) de planejamento de recursos empresariais.

Com base muitas vezes em uma ampla variedade de protocolos, tecnologias e padrões proprietários, estas interfaces P2P (de ponta a ponta) podem envolver desenvolvimentos customizados dispendiosos, além de custos de manutenção que oscilam desde US$ 50 mil até mais de US$ 500 mil, para empresas globais de grande porte.

Concebida para ajudar as organizações a promoverem a eficiência nos processos, sem necessidade de realizar investimentos iniciais de grande porte, a solução combinada apresentará um utilitário PnP (plug and play), pronto para ligar e colocar em funcionamento, que permitirá aos clientes da SAP uma adoção rápida e simples dos pagamentos eletrônicos.

Pela integração de soluções de pagamento com a tecnologia subjacente que aciona os processos de negócios de uma organização, as empresas conseguem aperfeiçoar os controles e otimizar as datas dos seus pagamentos, reforçando assim o seu capital de giro.

A solução integrada conjuga a capacidade da solução Buyer Initiated Payments (pagamentos iniciados pelo comprador) da American Express com a tecnologia de integração de processos (PI) da plataforma de tecnologia SAP NetWeaver.

A tecnologia de PI manterá a integridade dos dados de pagamento além dos fluxos de trabalho e processos de aprovação, que os clientes já estão executando no software da SAP.

“Os clientes corporativos têm tipicamente uma base fragmentada de estações de trabalho de tesouraria, sistemas de comercialização, soluções de contas a pagar, processadores de folhas de pagamento de mão de obra e outras soluções financeiras que trocam dados interna e externamente com bancos e fornecedores da empresa”, analisa o VP de pesquisa na consultoria IDC Financial Insights, Jeanne Capachin.

“Há necessidade de maior padronização dos dados e melhor conectividade entre os compradores e fornecedores. Reconhecendo as dificuldades que seus clientes corporativos enfrentam no gerenciamento de inúmeros sistemas de terceiros, a SAP e a American Express trabalham juntas para aumentar a facilidade de uso e reduzir os custos dos clientes, para a adoção e manutenção de soluções de pagamentos”, avalia Jeanne

As empresas devem disponibilizar esta solução no primeiro trimestre de 2011. A spolução Buyer Initiated Payments da American Express é uma ferramenta de automação integrada com base na web para empresas. dedicadas à melhoria de todos os aspectos do processo de pagamentos.

Entre seus benefícios, incluem extensão do número de dias de contas a pagar em circulação (DPO - Days Payable Outstanding); aumento do volume de pagamentos eletrônicos; melhoria na segurança dos pagamentos; minimizando fraudes e benefícios de serviços dedicados ao atendimento de clientes de categoria mundial.

Nenhum comentário: