portal InfoMoney 02/12/2010 - Camila F. de Mendonça
Os gastos com o cartão de crédito são os primeiros da lista a serem cortados pelos consumidores paulistanos com o objetivo de eliminar as dívidas, mostra levantamento realizado pelo Núcleo de Informações de Mercado do SCPC, divulgado na última quarta-feira (1).
De acordo com a pesquisa, 52% dos consumidores da capital paulista procurariam reduzir os gastos com a moeda de plástico com a intenção de diminuir ou mesmo ficar sem dívidas no próximo ano.
As compras de vestuário foram apontadas por 22% dos consumidores como um item que eliminariam da lista de compras para diminuir as dívidas. As compras de móveis e eletrodomésticos foram citadas por 19% dos pesquisados.
Itens de lazer e de telecomunicações também foram citados como aqueles cujos gastos poderiam ser reduzidos: 18% citaram que diminuiriam os gastos com lazer e entretenimento, ao passo que as viagens foram citadas por 12%. Gastos com o telefone celular e com a internet foram citados por 15% e 8% dos entrevistados, na ordem.
Já 10% citaram outros produtos cujos gastos procurariam reduzir para eliminar ou reduzir as dívidas.
Cartão de crédito
As dívidas com a moeda de plástico são as primeiras da lista dos consumidores que querem quitar suas pendências, sendo citadas como prioridade por 34,1% dos pesquisados.
As contas com bancos, cartões de lojas e financiamentos vêm em seguida, sendo priorizadas por 21,6%, 10,9% e 10,7% dos paulistanos entrevistados.
E o pagamento dessas contas deve ser realizado com o salário, segundo 51% dos pesquisados, e com o décimo terceiro salário, de acordo com 28% dos entrevistados.
Acertando suas contas
Para o levantamento, o SCPC entrevistou os consumidores atendidos na primeira semana da campanha "Acertando suas Contas", promovida na capital paulista.
Nesse período foram atendidos mais de 30 mil consumidores que buscaram ficar em dia com o pagamento das contas. Desse total, a entidade conseguiu acertar as contas de quase 8 mil consumidores.
Segundo a pesquisa, 79% dos entrevistados esperavam receber algum tipo de orientação para planejamento financeiro durante o atendimento, ao passo que 21% não desejavam receber nenhum tipo de orientação.
A ação continua até o dia 22 de dezembro, mas agora pela internet, por meio do site www.apoioaoconsumidor.com.br.
Nenhum comentário:
Postar um comentário