jornal Valor Econômico 15/03/2011 - Beth Koike
A OdontoPrev fechou o ano passado com crescimento orgânico de 19% em sua carteira de clientes, que atingiu quase 5 milhões de pessoas. O índice é superior ao do setor, que deve terminar 2010 com queda na taxa de crescimento. Nos nove primeiros meses, o mercado teve alta de 8% e dificilmente chegará aos 19%, como fez a OdontoPrev.
Contribuiu para esse crescimento a operação fechada com o Banco do Brasil. A parceria ainda não foi concluída, mas a OdontoPrev já ganhou 260 mil clientes, que são funcionários do banco.
"Temos um posicionamento estratégico com uma grande rede de dentistas, plataformas tecnológicas e de gestão, além de canais de venda diversificados. Em 2010, por exemplo, começamos a vender nas agências do Bradesco", disse Randal Zanetti, diretor-presidente da OdontoPrev.
Neste ano, a companhia está de olho nos clientes individuais que podem ser conquistados nas agências do Bradesco e Banco do Brasil e também por meio de vendas conjuntas com o plano de previdência e vida da Bradesco.
No fim de 2009, a OdontoPrev se associou à Bradesco Dental tornando-se assim o maior grupo odontológico do país. Em 2010, a receita líquida consolidada somou R$ 685 milhões contra R$ 382 milhões registrados em 2009, período em que a Bradesco Dental ainda não era contabilizada. "O ebitda aumentou de R$ 81 milhões para R$ 154 milhões por causa da associação com a Bradesco", disse José Roberto Pacheco, diretor de relações com investidores.
As novas regras contábeis afetaram fortemente o resultado da OdontoPrev. Pelo IFRS, o lucro líquido somou R$ 219 milhões. Já pelas regras antigas, o lucro foi de R$ 139 milhões. O patrimônio da companhia também aumentou, saindo de R$ 562 milhões para R$ 719 milhões, segundo as novas regras do IFRS. "Reconhecemos os benefícios fiscais com ágio das empresas adquiridas, em especial à Bradesco Dental", explicou Zanetti.
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